Secom CONAFER

Após um ano de implementação do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, o +Pecuária Brasil, a cidade de Iracema, 220 km da capital cearense, já vive a expectativa de aumento em médio prazo da sua produção leiteira. A parceria entre a prefeitura municipal e a CONAFER vai beneficiar 33 produtores rurais, com expectiva de 2,4 mil prenhezes nos próximos 3 anos, o que deve repercutir positivamente na produção leiteira local, atualmente em torno de R$ 14 milhões, segundo dados do IBGE de 2020

Iracema é um município da Serra do Pereiro, no Jaguaribe, leste do Ceará

O prefeito de Iracema, Celso Gomes, comemorou o sucesso deste primeiro ano da parceria com a CONAFER, que prevê em 4 anos 2,4 mil prenhezes, ou 600 vacas inseminadas anualmente. O secretário de Agricultura do município, Antônio Flávio, também manifestou sua felicidade com os resultados já obtidos, que segundo ele, “é fruto de uma parceria com a CONAFER, o que o setor pecuarista da cidade necessitava para crescer e se consolidar no mercado leiteiro”.

Sede da prefeitura de Iracema, 220 km de Fortaleza

O veterinário responsável pelo acompanhamento e monitoramento do rebanho na implementação do programa, Carlos Henrique, também comemorou o sucesso das inseminações e destacou o suporte oferecido pela prefeitura como primordial para a efetividade dos resultados. “Fomos super bem recebidos aqui em Iracema e a prefeitura tem dado total apoio às nossas ações. Temos certeza de que ainda faremos um belo trabalho juntos com resultados bastante promissores e exitosos, fortalecendo a produção de leite do município”, afirmou Carlos Henrique.

O programa é instrumentalizado com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), e garante a distribuição das doses anuais de material genético para os produtores rurais contemplados pelo programa com total assistência da CONAFER. Para o pequeno produtor, Daniel Cavalcante, beneficiado pelo +Pecuária, “é um ótimo trabalho, e eu me sinto lisonjeado por algo que nunca foi visto aqui em nossa comunidade, sem palavras, é nota mil”.

Com o objetivo de viabilizar as ações do programa, os pecuaristas credenciados recebem todas as orientações e instruções feitas pela equipe técnica da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do animal inseminado. A Confederação empenha todos os seus esforços em garantir a prenhez do animal, disponibilizando toda a infraestrutura humana e tecnológica necessária ao acompanhamento da gestação, o que justifica o sucesso do programa, presente hoje em centenas de municípios das cinco regiões do país.

Compartilhe:

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.

CONAFER - 2022