Murutinga do Sul está a 20 minutos de Andradina e a mais de 500 km da capital São Paulo. Esta pequena cidade com seus 3,7 mil habitantes, localizada na parte meridional do Estado, acaba de dar um grande salto para fortalecer a sua pecuária, de leite e corte. Nesta segunda-feira (18), a equipe técnica +Pecuária Brasil junto com os técnicos da Secretaria de Agricultura do município realizaram nas propriedades agrofamiliares do programa, as ultrassonografias e aplicação de hormônio, para daqui a 8 dias fazer a inseminação. É a primeira vez que um pacote com tanta tecnologia em bio reprodutividade é levada para o município, com previsão de ter, em breve, 500 novos animais certificados 

A confiança dos pequenos produtores de Murutinga do Sul no +Pecuária é tão grande, que um dos criadores vendeu o touro Nelore que ele mantinha na propriedade quando aderiu ao programa. Além dos protocolos em diversas propriedades rurais, ainda nesta segunda à tarde, serão feitos os mesmos procedimentos no Assentamento Dois Irmãos para gado leiteiro.

Murutinga do Sul com 3,7 mil habitantes, ao sul do Estado de São Paulo, está recebendo a revolução genética do +Pecuária Brasil

O proprietário Gustavo Matiussi falou dos benefícios de fazer parte do programa +Pecuária Brasil: “sobre a melhoria genética do gado, vamos melhorar mais ainda a cada ano que passa. Cada geração vai ficando melhor e numa pequena propriedade dessa, o produtor pode fazer cria, recria e engorda e tendo lucro. Separei 20 vacas, mas quero disseminar mais. Quero fazer o protocolo de IATF em mais vacas”.

O proprietário Gustavo Matiussi está confiante na mudança que o +Pecuária Brasil vai fazer na sua vida

O prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares da Silva falou o que representa o programa +Pecuária Brasil para o município de Muritinga do Sul: “para mim, pessoalmente, eu sou da agricultura, da roça, vou falar assim. Significa muito. Significa o melhoramento genético para os pequenos e médios produtores. Futuramente significa mais recurso para o município, mais qualidade de vida ao nosso pecuarista, aos nossos sitiantes, aos nossos agricultores que tem convênio com a CONAFER. Quando fui estudar, eu vi a possibilidade de você adiantar o que era tradicional, a monta natural com o boi, você conseguir adiantar isso aí, trazer isso, o espaço mais curto de tempo para o melhoramento genético. Eu não pensei duas vezes e celebramos o convênio e hoje estamos aí a todo vapor, com o nosso técnico, Leandro Murai, da agricultura. Quem se interessar por esse projeto da CONAFER, o +Pecuária, é só procurar o Leandro da agricultura. Nós estamos lá, de braços abertos, dispostos a ajudar o nosso município, os nossos agricultores”. 

O prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares da Silva

E completou: “sem dúvida, o nosso município é formado por pequenos produtores, agricultura familiar. Hoje, estamos aqui em uma propriedade de corte. Mas, 95% do projeto é em cima de pecuária leiteira e com certeza vai melhorar muito, muito rebanho em nossa cidade, vai melhorar muita qualidade de vida dos nossos pequenos agricultores”.

O veterinário da CONAFER, André Silva Ananias afirmou: “o programa +Pecuária entrou na minha vida através de uma produtora que eu peço assistência mensal. E nesse dia ela pediu para separar as vacas para um pessoal vir fazer um projeto e ela me explicou ser o +Pecuária Brasil. Então, o veterinário vai na propriedade, dá todo o suporte de hormônios, implantes. Essa produtora que me mostrou o projeto. E aí eu fui atrás da CONAFER. Acabei conseguindo uma vaga. Sou especialista em reprodução bovina. Bovino específico, mesmo. Transferência de embrião, inseminação artificial”. 

O veterinário da CONAFER, André Silva Ananias 

André Ananias também fez uma avaliação sob o ângulo do produtor: “para o pecuarista, o grande pecuarista e o pequeno produtor também, além da evolução genética, tanto no corte quanto no leite, você tem uma padronização de gado, principalmente no porte, na hora da venda, você consegue lotes mais homogêneos. No leite, principalmente no pequeno produtor, que é muito importante, você tem uma melhor genética e isso de um ano para o outro você melhora o seu gado. Então, a vaca que dava 10 litros, a filha dela, a chance dela dar 20, 25 na primeira lactação é muito grande. É a melhor genética do rebanho. E para o produtor é sensacional”.

O veterinário de Murutinga do Sul, Leandro Hiroshi Murai, explicou como é o processo: “a gente vai até a casa do produtor, verifica como que está o gado dele, olha o score, olha o cocho, dá uma olhada na estrutura que ele tem e convida ele para participar, se ele quer participar. Graças a Deus, está tendo bastante adesão ao programa e os produtores têm feito da sua forma correta, tirado o touro no momento certo. A gente preenche o cadastro, manda para Brasília, lá na CONAFER. Lá eles autorizam e mandam a agenda pra gente. E aí a gente vem. Aqui hoje está sendo feito a aplicação de hormônio, fazendo a ultrassonografia”. 

Leandro Murai completou que “essa é a primeira etapa, D zero, que é o dia zero. Aí vai até o dia 8, onde vai ser retirado os implantes, feito mais dois hormônios e após 48 horas é feita a inseminação. Em termos de produção, são 600 doses previstas para esse ano no município, daqui um ano mais ou menos, se colocarmos aí, tem o percentual aí de 80 a 90% de fecundidade, deve ter em torno de 500 novos animais certificados no município. Em termos econômicos, isso representa muito, devido hoje o produtor, principalmente o de leite que ele automaticamente tem a vaca de leite e tem o touro Nelore, acabando com o seu plantel. Então através da IATF, ele está renovando o seu plantel, e melhorando muito a qualidade do leite dele devido ao gado melhorado, assim também como no gado Nelore ou nos demais que são trabalhados trazendo uma genética de alta qualidade, melhorando o plantel e a lucratividade, a gente sabe. Genética, precocidade, precocidade é dinheiro no bolso”.

Sobre o programa +Pecuária Brasil

No dia 15 de fevereiro de 2021 surgia o +Pecuária Brasil. O seu planejamento nasceu um pouco antes, quando ainda em 2020 a CONAFER e a Alta Genetics estruturavam aquele que viria a ser o maior programa de melhoramento genético do país. Depois de 3 anos, presença nos 27 estados e 3,5 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados, podemos constatar em números a revolução que o +Pecuária provocou na bovinocultura nacional. 

O programa foi capaz de inaugurar algo inédito: a diminuição da distância entre pequenos e grandes produtores no acesso à bio reprodutividade. Desde a criação do +Pecuária Brasil, 100 mil inseminações foram realizadas, sendo 44 mil confirmadas. Já nasceram 16 mil bezerros e outros 16 mil vão nascer em breve. São 10,446 mil famílias atendidas. O sucesso do +Pecuária Brasil permite projetar mais de 1 milhão de bezerros nascidos até 2026. Motivos não faltam para comemorar o terceiro ano de uma ideia que se materializou num divisor de águas na pecuária brasileira.

Compartilhe via: