da Redação

Em 1927, após conseguir do Estado a posse de 4 mil alqueires de terras, que seriam distribuídas a colonos para o cultivo de café, Frei Gaspar de Módica demarcou o terreno para a fundação de um povoado. Neste lugar nascia mais um município mineiro, Nova Módica. Em quase uma década, a pequena cidade de 3,6 mil habitantes experimentou diversos momentos econômicos, e agora recebe por meio do +Pecuária Brasil o maior programa de melhoramento genético do país. Nesta quarta-feira, 16 de março, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, recebeu na sede da entidade, em Brasília, Walter Júnior, prefeito de Nova Módica, acompanhado pelo deputado federal Newton Cardoso, de Minas Gerais, quando foi selada a parceria que vai levar biotecnologia de inseminação artificial ao rebanho bovino novamodicano, melhorando as condições socioeconômicas dos pequenos criadores e o desenvolvimento da cadeia produtiva de uma parte da região leste mineira, no Vale do Rio Doce, distante 360 km da capital Belo Horizonte

No centro, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, acompanhado de Walter Júnior, prefeito de Nova Módica (à sua esquerda), e pelo deputado federal Newton Cardoso, de Minas Gerais (à direita), na sede da CONAFER, em Brasília

Com o +Pecuária Brasil, os produtores agrofamiliares novamodicanos têm a oportunidade de alavancar o seus negócios por um período de 4 anos, tempo suficiente para desenvolver a cultura da difusão genética em suas propriedades. Neste primeiro momento, a seleção dos pecuaristas a serem contemplados pelo programa é definida para programar os treinamentos e logística na distribuição das 600 doses anuais de material genético entre as propriedades rurais, seguindo com protocolos de inseminação do rebanho para produção de milhares de prenhezes.

Os produtores credenciados receberão todas as orientações e instruções feitas pela equipe técnica de especialistas da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do embrião. O +Pecuária Brasil tem um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos no segmento pecuarista da região de Nova Módica.

Nova Módica-MG, 360 km a leste de Belo Horizonte, vai receber o +Pecuária Brasil

O programa criado pela CONAFER, foi desenvolvido em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS. Por meio dele, milhares de pequenos produtores vão receber por 4 anos total assistência técnica para a inseminação dos seus rebanhos em todo o território nacional até a prenhez efetiva.

O + Pecuária Brasil tem como objetivo aumentar de forma sustentável a produtividade e a competitividade da pecuária bovina de leite e de corte, por meio de ações coordenadas que vão transformar a vida de milhares de pequenos produtores pelo acesso à mais elevada biotecnologia para reprodutividade existente no mundo.

Em relação à capacitação dos produtores novamodicanos, entre as orientações tratadas, as principais são voltadas ao planejamento inicial de melhoramento genético, nutrição, manejo das pastagens, incorporação de tecnologia, segurança e qualidade dos produtos para que o programa seja executado.

Conheça o Programa +Pecuária Brasil, a melhor genética do campo

Em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, a CONAFER criou o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite em todo o país, contribuindo decisivamente para o crescimento socioeconômico dos agropecuaristas agrofamiliares brasileiros.

O programa tem a duração de 4 anos para ocorrer o efetivo melhoramento genético. Neste período, a CONAFER fará a doação de 3 mil doses de sêmens anuais a cada estado brasileiro, 12 mil doses durante os próximos 4 anos, atingindo milhares de agropecuaristas familiares de todo o território nacional.

https://conafer.org/arquivos/11681

Para desenvolver o +Pecuária Brasil nos estados, os corpos técnicos da CONAFER e da ALTA GENETICS darão o treinamento de nivelamento dos técnicos das secretarias de forma presencial.

Às secretarias caberá a definição de um corpo técnico para elaborar o plano de trabalho e implantar o +Pecuária Brasil por meio da seleção dos pecuaristas que tenham propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho.

+Pecuária Brasil é + vantagens ao pecuarista agrofamiliar

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma fazenda com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Os produtores terão apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel por meio de inseminação artificial. Tudo sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período.

+Pecuária Brasil é + qualidade no rebanho

As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade dos sêmens tem a garantia da empresa ALTA GENETICS, referência internacional em genética bovina. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.

+Pecuária Brasil é + lucro no negócio

Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

+Pecuária Brasil é + tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção. Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas da fazenda, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.

+Pecuária Brasil é + sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

+Pecuária Brasil é + desenvolvimento para os estados

O programa integra-se às políticas públicas dos estados. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER, os governos estaduais têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: