Os pequenos pecuaristas da cidade que margeia o Ribeirão do Boi, a bela Vargem Alegre, já podem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município para receber o +Pecuária Brasil em suas propriedades. Vão ser 600 vacas inseminadas anualmente até a confirmação da prenhez, o grande diferencial do maior programa de melhoramento genético do país. Na última quarta-feira (28 de fevereiro), representantes da prefeitura de Vargem Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram visita técnica à sede da CONAFER, em Brasília-DF, acertando os detalhes da parceria para avançar com os protocolos de inseminação do gado de leite e corte

O diretor de Relações Institucionais e Parlamentares da CONAFER, Melk Saturnino, recebeu prefeitos e secretários de algumas cidades mineiras para firmar parcerias com o objetivo de expandir ainda mais o programa que já chegou em mais de 3,5 mil cidades brasileiras. Uma das cidades recebidas, foi Vargem Alegre, por meio de uma equipe da sua Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Com esta parceria, Vargem Alegre, distante 260 km da capital Belo Horizonte, terá a inseminação de 600 vacas anualmente até a confirmação da prenhez, por meio de diagnóstico de gestação realizado por ultrassonografia, sem custo ao produtor rural, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, os protocolos hormonais, a fase de inseminação e a gestação do animal, até o nascimento dos bezerros. A operação é realizada pelos técnicos da CONAFER em cada propriedade.

Os números do +Pecuária Brasil: 100 mil inseminações, 44 mil confirmadas, 16 mil bezerros nascidos, 1,5 mil municípios em fase avançada, 10,446 mil famílias atendidas e mais de 3,5 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados 

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Vargem Alegre, Vitor Garcia, informou que os interessados devem procurar o órgão e fazer o cadastro para o programa que deve iniciar em 30 dias no município. “Esta parceria tem total aval da prefeita Cilinha, que tem demonstrado grande interesse em fomentar a produção da agropecuária familiar do município, com a inseminação do gado de leite e corte para melhoramento genético, e dar melhores condições de geração de renda no campo aos pequenos agricultores e pecuaristas”, afirmou Vitor Garcia.

O +Pecuária Brasil vai levar para Vargem Alegre um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, até a confirmação da prenhez, por meio de diagnóstico de gestação realizado por ultrassonografia, sem custo ao produtor rural

A prefeita Maria Cecília “Cilinha”, destacou que “esta é mais uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Pecuária, voltado para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da pecuária de Vargem Alegre e região. A nossa ação, em parceria com a CONAFER, contribuirá no melhoramento genético do rebanho de gado leiteiro e de corte”, finalizou Cilinha.

Vargem Alegre, origem e história

A área onde está situado o atual município de Vargem Alegre teve como primeiros proprietários Cândido José Machado (a quem o nome da principal avenida da cidade homenageia) e Maria Gabriella de Jesus, que doaram 50 hectares de terras situadas na margem direita do ribeirão Sacramento. Nessa área surgiu um povoamento, cujo desenvolvimento culminou na criação do distrito de Vargem Alegre pela lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, com território desmembrado de Entre Folhas e passando a pertencer a Caratinga. A emancipação foi decretada pela lei estadual nº 10.703, de 21 de dezembro de 1995.

Seus primeiros moradores vieram da Zona da Mata, especificamente, municípios próximos de Juiz de Fora. Vargem Alegre traz este nome, certamente, por causa das extensas baixadas e das belezas de sua vargens, que margeiam o Ribeirão do Boi, por mais de 27 quilômetros, em direção ao Rio Doce. Devido à topografia e à grande abundância de água e charcos naquela época, a região possuía o cultivo do arroz em grande escala em seu território, sendo a principal fonte de trabalho e renda da população local. A região era marcada pela rota de tropeiros levando café para as cidades vizinhas e traziam na volta sal, açúcar mascavo e querosene. Mais tarde, com a chegada da Estrada de Ferro Leopoldina a Caratinga, as cargas vinham de trem até Dom Modesto e de lá eram transportadas até Vargem Alegre.

Mais informações do +Pecuária Brasil

O +Pecuária Brasil é também um programa multidisciplinar de nutrição, de sanidade do gado, de manejo, e isto faz o programa crescer todo dia. Os resultados em todo o país com 100 mil inseminações, 44 mil confirmadas, 16 mil bezerros nascidos, 1,5 mil municípios em fase avançada, 10,446 mil famílias atendidas e 3,5 mil cidades com acordos de cooperação técnica assinados, são significativos na qualificação do rebanho nacional, melhorando as condições socioeconômicas e a competitividade dos nossos pequenos pecuaristas. 

Desta forma, a Confederação desenvolve o empreendedorismo agrofamiliar, gerando valor no campo, desenvolvendo habilidades e competências na produção e comercialização, oferecendo aos pequenos produtores rurais, nas 5 regiões brasileiras, um futuro muito promissor. 

Foto de capa: Eduardo Reis, Flickr

Com informações da prefeitura de Vargem Alegre, Wikipedia e IBGE.

Compartilhe via: