Secom CONAFER

A pecuária familiar brasileira está dando um salto histórico para o crescimento socieconômico dos seus produtores, e de toda a cadeia produtiva, por meio da reprodutividade e qualificação inéditas dos seus rebanhos bovinos. A CONAFER está levando para milhares de pequenas propriedades rurais, em todo o território nacional, a biotecnologia reprodutiva do +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético agrofamiliar brasileiro. O +Pecuária já chegou nas 5 regiões, em mais de 500 municípios, contemplando os estados de Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pará, Paraíba, Alagoas, Acre, Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe, Distrito Federal,  Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, qualificando e multiplicando os rebanhos, de corte e leite, de pecuaristas familiares do Norte a Sul. E o mais importante: sempre com o acompanhamento de uma equipe técnica e muito experiente da CONAFER, utilizando os rigorosos protocolos internacionais da Alta Genetics, líder mundial em inseminação de bovinos e parceira no projeto, efetivando o +Pecuária Brasil diretamente nas propriedades dos pequenos produtores, seguindo um calendário de visitas, inseminações e acompanhamento da gestação até a prenhez dos animais

Quando a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, idealizaram o + Pecuária Brasil, ficou definido que o grande diferencial do programa seria a entrega efetiva da prenhez do animal nas pequenas propriedades. São projetadas até 2025, durante os 4 anos do programa, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER durante todo o processo de inseminação pelo sistema de IATF.

No +Pecuária, a biotecnologia de inseminação utiliza o sistema IATF

O sistema IATF, Inseminação Artificial em Tempo Fixo, é uma biotécnica reprodutiva que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução ao estro e ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento pré-determinado, sem que haja a necessidade de observação de estros ou cios.

O maior programa de difusão genética da agricultura familiar também utiliza uma grade multidisciplinar, que além dos sêmens e hormônios, inclui a orientação e assessoria técnica na nutrição, sanidade, manejo, levando ao produtor todo o conhecimento necessário para obter a máxima performance nas prenhezes.

A bioeconomia para gerar mais valor no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. Com ele é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas pela bovinocultura convencional. A produção bovina sustentável é a bioeconomia com mais lucros e menores custos, que conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

“O programa +Pecuária oferece acesso aos catálogos de touros provados da melhor qualidade, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis “

A reprodução é decisiva na produtividade e lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio. Esta geração de valor é pioneira no segmento agrofamiliar em nosso país. O +Pecuária Brasil veio para inaugurar um novo tempo na pecuária agrofamiliar brasileira. 

Compartilhe via: