da Redação

Com os últimos lançamentos do +Pecuária Brasil em solo paraibano, o programa ganha ainda mais força para aumentar a reprodutividade dos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos do estado. A CONAFER tem realizado lançamentos do +Pecuária nas cinco regiões do país, tanto presencialmente em eventos e feiras, como também de forma online, em lives semanais. O grande diferencial do maior programa de melhoramento genético agrofamiliar brasileiro é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. Mais do que levar os semêns de touros certificados da parceira Alta Genetics, líder mundial em inseminação artificial, os técnicos da Confederação executam todos os protocolos e ações para ter efetivamente o nascimento dos bezerros, o que dá total credibilidade para o +Pecuária Brasil; para centenas de municípios é uma oportunidade inédita de revolucionar a agropecuária familiar em suas regiões

A parceria entre a CONAFER e a Alta Genetics, empresa líder mundial em genética bovina, tem levado mais desenvolvimento, autonomia e produtividade aos pequenos pecuaristas dedicados à bovinocultura de corte e leite em todo o Brasil. Agora, mais uma vez o programa desembarca no Nordeste em municípios paraibanos simultaneamente. Em São José da Lagoa Tapada, que atualmente conta com um rebanho bovino de aproximadamente 10 mil cabeças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e tem na pecuária a principal atividade econômica; em Caraúbas,  a 190 km da capital João Pessoa, pioneiro no melhoramento genético na ovinocaprinocultura; e em Barra de Santa Rosa, cidade que tem destaque na produção de bovinos e caprinos em sua região. 

O maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira é um sucesso sem precedentes. Com novos lançamentos em várias localidades, semana após semana, de forma online e presencial, o +Pecuária Brasil segue com o compromisso de entregar milhares de prenhezes em cidades de todo o país 

Por todo o país, seguem os lançamentos do +Pecuária Brasil

O assessor especial da presidência para Políticas Públicas, Junior Paraíba, comandou os lançamentos em Caraúbas, São José da Lagoa Tapada e Barra de Santa Rosa

Enquanto novos municípios aderem ao programa, na região Sudeste do país, a cidade de Euclides da Cunha Paulista, a 700 km da capital paulista, já aguarda pelos resultados da segunda etapa do programa, iniciada no mês de março deste ano. Foram inseminadas 800 vacas, que neste mês de maio receberão o acompanhamento dos técnicos veterinários na gestação, por meio de procedimentos de ultrassonografia. Neste município, a parceria entre a prefeitura municipal e a CONAFER contemplou 80 produtores rurais com o melhoramento genético do rebanho, garantindo a eles uma produção mais sustentável, com maior lucratividade e menor custo. 

A presença do +Pecuária Brasil é cada vez maior nas pequenas propriedades rurais de Norte a Sul, que percebem no programa a possibilidade de gerar mais desenvolvimento socioeconômico aos seus agricultores e em suas comunidades. Atualmente, são feitos, em média, 35 lançamentos semanais do programa em cidades de diversos estados, em cerimônia simbólica para instrumentalização de sua implementação com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) pelas autoridades envolvidas.

O +Pecuária Brasil segue firme em suas parcerias para propiciar aos pequenos pecuaristas a possibilidade de usar a tecnologia do melhoramento genético para o aumento de produção de arrobas por hectare, do tamanho da carcaça, da fertilidade, da eficiência alimentar e da resistência a doenças, ganhos fundamentais que a reprodução genética propicia.

O funcionamento do programa

Uma vez que o ACT é assinado pelos gestores dos municípios e estados, dá-se início ao cadastramento dos criadores, para que os rebanhos destes sejam avaliados quanto aos requisitos exigidos na seleção, como os relacionados à alimentação do plantel, estrutura e escore corporal das vacas.  Feito isso, segue-se para a segunda etapa do +Pecuária Brasil, na qual os pecuaristas beneficiados recebem as 600 doses anuais de material genético destinadas à inseminação das vacas, por um período de 4 anos, o que permite gerar 2,4 mil prenhezes.

A Confederação empenha todos os seus esforços em garantir a prenhez do animal, disponibilizando toda a infraestrutura humana e tecnológica necessária ao acompanhamento da gestação, o que justifica o sucesso do programa. Os pecuaristas credenciados receberão todas as orientações e instruções feitas pela equipe técnica da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do animal inseminado, sempre com acompanhamento da gestação por meio de procedimentos ultrassonográficos.

Lançamentos online levam o +Pecuária a dezenas de cidades simultanemente

Nesta quarta-feira, 10 de maio, o +Pecuária Brasil foi lançado em 30 municípios, em transmissão realizada ao vivo no canal do Youtube da CONAFER BRASIL, em dois blocos: o primeiro, durante o período da manhã, às 10 horas; e o segundo, no turno vespertino, às 15 horas

Nesta quarta-feira, 10 de maio, o +Pecuária Brasil foi lançado em 30 municípios, em transmissão realizada ao vivo no canal do Youtube da CONAFER BRASIL, em dois blocos: o primeiro, durante o período da manhã, às 10 horas; e o segundo, no turno vespertino, às 15 horas. Recebem o Programa, na região Norte, as cidades de Itapuã do Oeste e Monte Negro. No Nordeste, os municípios de Santa Cruz da Baixa Verde, São Félix do Coribe, Jussari, Eunápolis, Ingá, Cubati, Santana de Mangueira, Caraúbas, Parari, Congo, Areia, Santa Terezinha, Poço de Dantas, Itatuba, Senador Pompeu e Tianguá. 

Na região sudeste, o programa avança com lançamento nas cidades de Diamantina, Bertópolis, Itinga, Dores de Campos, Francisco Sá, Machacalis, Ervália e Salto de Pirapora. No Centro-oeste, é a vez do município de Anaurilândia receber o +Pecuária Brasil. E, no Sul do país, o lançamento desta quarta-feira contempla as cidades de Jaboti e Mafra. Participam do evento, que oficializa o ACT firmado, todas as autoridades envolvidas no processo de instrumentalização e implementação do programa, como prefeitos, secretários e a equipe de assessores e especialistas da CONAFER.

O apresentador Jefferson Marlon em mais uma live com lançamentos simultâneos do +Pecuária por todo o país

O +Pecuária Brasil chega a estes municípios disponibilizando um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura brasileira. O corpo técnico especializado da CONAFER, por meio de um plano de trabalho, efetiva as ações e implanta o Programa, após a seleção dos pecuaristas. Todas as doses, insumos e logística necessárias à inseminação das vacas são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade do sêmen tem a garantia da Alta Genetics, líder mundial em genética bovina com presença em 90 países.

Mais informações do +Pecuária Brasil:

Tel. (61) 9 9927-5085 / coor.maispecuaria@conafer.org.br                                                                                                                   Tel. (61) 9 9834-0303 / mpecuariabrasil@gmail.com

Compartilhe via: