O tema da sustentabilidade invadiu a AgroBrasília 2024, com expositores mostrando soluções e produtos voltados à inovação no campo sob a ótica da produção sustentável. Considerada a maior feira do setor no Planalto Central, o evento se estende até amanhã, dia 25 de maio, e apresenta as novidades da agropecuária no Brasil e no mundo. Nesta edição, mais uma vez a CONAFER e a Emater-DF reafirmaram a parceria iniciada em 2022 com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o GDF, e que levou o maior programa de melhoramento genético do país, o +Pecuária Brasil, aos pecuaristas familiares do Distrito Federal

Em uma manhã de quinta-feira, 29 de maio de 2022, enquanto realizava o lançamento online do +Pecuária Brasil em 11 cidades espalhadas pelo país, simultaneamente era selado em Brasília, um acordo de cooperação para beneficiar os pequenos produtores do DF, e que a partir daquela data passaram a multiplicar os seus rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER no +Pecuária Brasil. 

O coordenador Técnico Nacional do +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius, junto com sua equipe, teve um encontro com o zootecnista e responsável pelo programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, e além de uma avaliação do programa implantado há 2 anos em solo brasiliense, fortaleceram ainda mais a parceria do programa entre as instituições, que juntas entregam aos pequenos pecuaristas do DF um programa multidisciplinar, em que a Emater-DF entra com a parte de nutrição, manejo e sanidade, enquanto a CONAFER realiza o trabalho técnico dos protocolos de inseminação com os sêmens de touros raçadores sem nenhum custo aos produtores, levando o melhoramento genético e biotecnologia para o pequeno pecuarista até a prenhez do animal. Neste encontro, também foi apresentado o projeto Acelera Mais Rebanho, que junto com o Terra Bank leva biotecnologia reprodutiva aos pequenos produtores por com a multiplicação genética acelerada pela aquisição  da prenhez, que possibilita um retorno mais rápido do investimento, especialmente quando comparada a métodos tradicionais de reprodução.

Maximiliano Cardoso falou da importância de receber a CONAFER no espaço Emater-DF: “estamos recebendo nossos parceiros da CONAFER, do +Pecuária Brasil, o programa de melhoramento genético de bovinos de corte leite e bubalinos, projeto este, essa parceria que já está dando resultados, já tem animais nascidos, bezerros e bezerras, a parceria só cresce, mais produtores envolvidos querendo melhorar a genética do rebanho e sempre a CONAFER dando esse apoio operacional para que a pecuária do Distrito Federal se desenvolva”.

O coordenador Técnico Nacional do +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius, e o zootecnista e responsável pelo programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, durante encontro na AgroBrasília 2024

O Acelera Mais Rebanho

Segundo Carlos Vinícius, “o grande objetivo deste projeto é dar um salto tecnológico e levar para o pequeno produtor, para o médio, para o grande, essa democratização do melhoramento genético, onde você pode adquirir uma prenhez de um animal com alto potencial genético, financiado através do banco Terra Bank, em 36 vezes, sem juros, facilitando que esse produtor tenha acesso a um material genético de alto potencial, aumentando sua produtividade, levando para sua propriedade uma sustentabilidade econômica, para que ele possa desenvolver e criar uma metodologia de ganho. O projeto Acelera Mais Rebanho vem acrescentar esse melhoramento genético na pecuária nacional disponibilizando para o agricultor familiar, para o agricultor médio e para o grande o que tem de melhor de material genético no Brasil”.

Na AgroBrasília 2022, um dia histórico no estande da Ceasa/Emater para a cerimônia de lançamento presencial, com a presença de Tiago Lopes, vice-presidente da Confederação, Izídio Santos Junior, presidente da Terracap; Denise Fonseca, presidente da Emater-DF; Cândido Teles, secretário da Seagri-DF; Fernando César Ribeiro, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF, e também Eugênio Farias, presidente do Parque Granja do Torto

A AgroBrasília 2024

A feira conta com 592 expositores e uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, dias de campo, e demonstrações de novos materiais, cultivares e maquinários. Alguns locais do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci possuem agendas específicas, como o Auditório Buriti, o Auditório Anexo, e o Pavilhão de Inovação e Tecnologia. Instituições renomadas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) também marcam presença, trazendo novidades e tecnologias para o público.

Foco na Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema central na AgroBrasília 2024. O GAAS, conhecido por suas práticas agrícolas sustentáveis, apresenta técnicas de produção que priorizam a qualidade do solo com o uso mínimo de insumos químicos. “Nosso objetivo é mostrar ao produtor rural como implementar práticas que preservem o meio ambiente e garantam a qualidade dos alimentos produzidos”, afirma Eduardo Martins, presidente do GAAS.

Emater-DF e Embrapa: destaques em pesquisa e desenvolvimento

A Emater-DF ocupa quase 3 hectares na feira, apresentando oito circuitos tecnológicos que demonstram inovações para pequenos produtores. “Nossa área será um grande dia de campo, onde apresentaremos tecnologias sociais, irrigação automatizada, e circuitos temáticos de fruticultura, floricultura, avicultura, aquicultura, bovinocultura e agroindústria”, destaca Cleison Duval, presidente da Emater-DF.

A Embrapa, por sua vez, exibe os resultados de suas pesquisas mais recentes, com destaque para gramíneas, leguminosas forrageiras, mandioca de indústria, fruticultura, hortaliças e novas variedades de milho, sorgo e feijão. “Teremos até um pré-lançamento de girassol adaptado para a região do Cerrado”, comenta Fábio Faleiro, chefe adjunto de transferência de tecnologia e pesquisador da Embrapa.

Um evento imperdível

Celebrando 15 anos de história, a AgroBrasília 2024 oferece uma oportunidade única para conhecer o futuro do agronegócio. Com entrada franca, o evento está aberto ao público das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci. Não perca a chance de conferir as inovações que estão moldando o setor agrícola e garantindo um futuro mais sustentável para todos. Para mais informações, acesse www.agrobrasília.com.br.

Compartilhe via: