3 de agosto de 2022. Um dia para entrar na história da Confederação com recorde de prefeitos e secretários de agricultura, todos se apresentando em duas lives simultâneas do +Pecuária Brasil no canal da TV CONAFER, no Youtube. Agora, já são 1,5 mil municípios brasileiros que selaram oficialmente acordos de cooperação técnica para levar o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar aos pequenos produtores de todo o país. O programa está oficialmente nas 27 unidades da federação. Em duas transmissões online, às 10 horas da manhã (à tarde teremos mais 10 cidades às 15h), Santa Catarina e mais 12 estados garantiram para milhares de pecuaristas familiares, o acesso à biotecnologia de inseminação artificial aos seus rebanhos, de corte e leite. Esta verdadeira revolução genética, além de desenvolver a cadeia produtiva dos municípios e fortalecer a economia dos estados, está mudando a vida de milhares de pecuaristas agrofamiliares. O canal TV CONAFER no Youtube fez as transmissões em duas lives simultâneas Confira nos links: https://youtu.be/uLvpRD3hNbQ (Santa Catarina) e https://youtu.be/8pIqiI5lO1Y (13 estados de todas as regiões do Brasil)

Com os lançamentos de hoje pela manhã na TV CONAFER, milhares de novos pecuaristas familiares dos estados de Santa Catarina, Paraíba, Bahia, Goiás, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rondônia, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul passam a fazer parte do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar nacional. 

Da sede da CONAFER, a apresentadora Juliana Machado comandou uma das lives com 20 municípios de 12 estados diferentes que aderiram oficialmente ao +Pecuária Brasil

Desde que a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios se multiplicam, dia após dia, pelos 6 biomas do território nacional. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. São projetadas até 2025, milhões delas, todas viabilizadas pela entrega de sêmens e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Este é o grande diferencial do programa, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do projeto, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação e a gestação do animal.

O +Pecuária Brasil representa um grande salto de qualidade na bovinocultura nacional. Ele nasceu de uma parceria da CONAFER com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, com o objetivo de desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todo o país, contribuindo decisivamente para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas agrofamiliares brasileiros. O programa tem a duração de 4 anos para ocorrer o efetivo melhoramento genético. 

Neste período, a CONAFER fará a doação de sêmens aos pequenos pecuaristas de estados e municípios, atingindo milhares de produtores em todo o território nacional. Para desenvolver o +Pecuária Brasil nos estados, os corpos técnicos da CONAFER e da ALTA GENETICS darão o treinamento de nivelamento dos técnicos das secretarias de forma presencial. Às secretarias caberá a definição de um corpo técnico para elaborar o plano de trabalho e implantar o +Pecuária Brasil por meio da seleção dos pecuaristas que tenham propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho.

O apresentador Jefferson Marlon comandou uma das lives com a presença de 23 municípios do estado de Santa Catarina

O grande diferencial do programa +Pecuária Brasil

A entrega das prenhezes ao pequeno produtor é o foco do +Pecuária. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nas 5 regiões brasileiras, contemplando pecuaristas familiares do Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. 

 

Os benefícios ao produtores agrofamiliares

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.

Qualidade no rebanho e lucro no negócio

O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Transmissões mobilizaram a Secom em duas lives simultâneas pela TV CONAFER

A Secretaria de Comunicação da CONAFER atuou de forma integrada para garantir as duas transmissões online de forma sincronizada para Santa Catarina e mais 12 estados, com a criação de salas diferentes para os participantes. Foi a primeira vez que a Secom realizou este tipo de live com mais de um canal no Youtube.

Compartilhe via: