da Redação

O +Pecuária Brasil é o programa da excelência em melhoramento genético, e que chegou para mudar a vida de pecuaristas agrofamiliares de todo o país. Roraima inaugurou o +Pecuária ao realizar o primeiro treinamento, de 27 a 30 de julho de 2021, com os técnicos responsáveis pela implantação dos protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), uma biotécnica reprodutiva que aumenta a taxa de prenhez e a produtividade do rebanho, que utiliza hormônios para sincronizar e pré-determinar a inseminação. O secretário Aluízio Nascimento, diretores e veterinários da Seapa, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participaram junto com os técnicos e representantes da ALTA GENETICS e da CONAFER, de uma exposição teórica, para depois irem a campo para executar a parte prática na Fazenda Xanadu, região do Alto São Marcos, município de Pacaraima, 160km da capital Boa Vista, quase fronteira com a Venezuela

A Xanadu é uma fazenda coletiva de 12 mil hectares que recebe o gado das aldeias Macuxi, Tuxaua, Wapixana e Taurepang, cenário perfeito para a implantação do +Pecuária Brasil, uma parceria da CONAFER com a ALTA GENETICS, líder no mercado de inseminação artificial, e que vai levar mais de 200 mil doses de sêmens, durante os próximos 4 anos, aos agropecuaristas de todo o país. Com a tecnologia do melhoramento genético, os pequenos produtores vão dar um grande salto de qualidade para desenvolver ainda mais a pecuária familiar brasileira.

Fazenda Xanadu localizada dentro do Território São Marcos, no município de Pacaraima, recebe o gado de 26 comunidades indígenas, rebanhos que serão multiplicados e repassados às comunidades, para vender o gado e fazer novos investimentos para melhorar a condição de vida de todos

Carlos Schumaker, coordenador técnico da CONAFER do +Pecuária para o Norte e Nordeste, falou sobre este primeiro treinamento que inaugurou o programa. “Com o gado apartado em Roraima, demos o start ao +Pecuária Brasil para levar de forma contínua a tecnologia e o programa de melhoramento genético por meio do sistema de IATF, com touros de qualidade para aumentar a eficiência reprodutiva dos rebanhos destes produtores. Esta inovação biotecnológica vai garantir à Xanadu uma alta eficiência na reprodução do rebanho e um excelente retorno financeiro aos produtores indígenas, e também aos municípios da região.”

+PECUÁRIA BRASIL é o salto de qualidade da pecuária agrofamiliar brasileira

Em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, a CONAFER criou o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite em todo o país, contribuindo decisivamente para o crescimento socioeconômico dos agropecuaristas agrofamiliares brasileiros.

O programa tem a duração de 4 anos para ocorrer o efetivo melhoramento genético. Neste período, a CONAFER fará a doação de 3 mil doses de sêmens anuais a cada estado brasileiro, 12 mil doses durante os próximos 4 anos, atingindo milhares de agropecuaristas familiares de todo o território nacional.

Para desenvolver o +Pecuária Brasil nos estados, os corpos técnicos da CONAFER e da ALTA GENETICS darão o treinamento de nivelamento dos técnicos das secretarias de forma presencial.

Às secretarias caberá a definição de um corpo técnico para elaborar o plano de trabalho e implantar o +Pecuária Brasil por meio da seleção dos pecuaristas que tenham propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho.

Os benefícios do +Pecuária Brasil

  • Vantagens ao pecuarista

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma fazenda com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Os produtores terão apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel por meio de inseminação artificial. Tudo sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período.

  • Qualidade no rebanho

As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade dos sêmens tem a garantia da empresa ALTA GENETICS, referência internacional em genética bovina. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.

  • Lucro no negócio

Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

  • Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção. Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas da fazenda, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.

  • Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

  • Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estado. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER, o governo estadual tem a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: