Na última terça-feira, 22 de março, representantes da CONAFER e do município de Santa Rita de Cássia, 1023 km da capital Salvador, tiveram um encontro de trabalho na propriedade Cria e Planta, em Irapuá, comunidade da zona rural de Santa Rita. Todos os preparativos estão sendo feitos para receber o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. A expectativa inicial é inseminar os animais para as primeiras 200 prenhezes do município. As propriedades já foram selecionadas e agora os técnicos da CONAFER iniciam todos os protocolos de inseminação, desde as condições sanitárias, a nutrição, o manejo do rebanho, o desenvolvimento hormonal e os procedimentos de IATF, a biotecnologia reprodutiva utilizada pelo +Pecuária que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução do estro e da ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento predeterminado. Logo em seguida, a equipe da CONAFER iniciará o mesmo procedimento no município vizinho de Mansidão, com previsão de mais 100 prenhezes

Da esquerda para a direita, os assessores da CONAFER, Léia Oliveira e Francisco Neto, o secretário de Agricultura de Santa Rita, Ildomar Busi, Lucas, veterinário da CONAFER, o prefeito Zezo Aragão, a vereadora Regina Toldão e o produtor rural Evaldo de Sete França

A CONAFER, em parceria com a empresa líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, criou o + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos, de corte e leite, dos pequenos produtores de todo o país, contribuindo de forma robusta para o crescimento socioeconômico de milhares de agropecuaristas familiares.

Por meio de acordos de cooperação técnica com secretarias de estado e municípios, a CONAFER faz a doação de doses de sêmens e insumos aos bovinocultores por um período de 4 anos. Uma ideia tão inédita, que o +Pecuária avançou e selou acordos de cooperação técnica em menos de 6 meses com os estados de Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, Paraíba, Alagoas, Acre, Rio Grande do Norte, Amazonas e dezenas de municípios em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, levando o melhoramento genético a milhares de pecuaristas familiares do Norte ao Sul do país em tempo recorde.

Assim, a CONAFER vem inaugurando a cada lançamento uma nova pecuária agrofamiliar, que objetiva ser mais desenvolvida e sustentável, produzindo rebanhos qualificados nos biomas mais ricos do planeta.
Um ano após o lançamento, a CONAFER tem agora ainda novas parcerias celebradas com perspectivas de médio prazo de 700 mil prenhezes, em 17 estados e 1400 municípios, onde a Confederação assumiu a iniciativa de fazer este trabalho inovador na alta tecnologia de melhoramento genético.

Agora, esta verdadeira revolução na reprodução dos rebanhos dos bovinocultores familiares brasileiros, chega com um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura da região de Santa Rita de Cássia e Mansidão.

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.