Mais 29 municípios e mil novas propriedades rurais, em 16 estados brasileiros, fazem parte agora do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. Com os acordos de cooperação técnica oficializados na live desta quarta-feira, 28 de setembro, os estados de Minas Gerais, Rondônia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Alagoas, São Paulo, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia e Paraná, somam novos municípios na longa lista de cidades contempladas pelo +Pecuária Brasil, que já chegou nas 27 unidades federativas, mudando a vida de milhares de produtores rurais brasileiros. O +Pecuária está levando a biotecnologia para mudar a vida dos agrofamiliares, e ao mesmo tempo, desenvolvendo ainda mais a cadeia produtiva da bovinocultura, fortalecendo a economia de estados e municípios. No lançamento online de hoje, participaram prefeitos, secretários de agricultura, técnicos e veterinários dos municípios que estão recebendo o programa. O canal TV CONAFER no Youtube fez a transmissão em uma live às 10h da manhã, e que pode ser acessada neste link: https://youtu.be/G7HbtcqhaAk

29 cidades de 16 estados participaram do lançamento online do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira

O +Pecuária Brasil representa um grande salto de qualidade na bovinocultura nacional. Ele nasceu de uma parceria da CONAFER com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, com o objetivo de desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todo o país, contribuindo decisivamente para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas agrofamiliares brasileiros. O programa tem a duração de 4 anos para ocorrer o efetivo melhoramento genético. 

O veterinário e coordenador coordenador técnico do +Pecuária Brasil para o Norte e Nordeste, Carlos Shumacher, durante a live de lançamento do +Pecuária 

Neste período, a CONAFER fará a doação de sêmens aos pequenos pecuaristas de estados e municípios, atingindo milhares de produtores em todo o território nacional. Para desenvolver o +Pecuária Brasil nos estados, os corpos técnicos da CONAFER e da ALTA GENETICS darão o treinamento de nivelamento dos técnicos das secretarias de forma presencial. Às secretarias caberá a definição de um corpo técnico para elaborar o plano de trabalho e implantar o +Pecuária Brasil por meio da seleção dos pecuaristas que tenham propriedades em boas condições sanitárias e nutricionais do rebanho.

O grande diferencial do programa +Pecuária Brasil

A entrega das prenhezes ao pequeno produtor é o foco do +Pecuária. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a

prenhez do animal. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nas 5 regiões brasileiras, contemplando pecuaristas familiares do Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. 

Os benefícios ao produtores 

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.

Qualidade no rebanho

O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.

Lucro no negócio

Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Municípios que participaram da cerimônia online desta quarta-feira, 28 de setembro de 2022, e agora fazem parte do programa +Pecuária Brasil:

DOM BOSCO – MG

VARGEM BONITA – MG

COLORADO DO OESTE – RO

SALGUEIRO – PE

MONSENHOR TABOSA – CE

BIAS FORTES – MG

PRATA – MG

CHAPADA DO NORTE – MG

CAPELINHA – MG

COMENDADOR LEVY GASPARIAN – RJ

DAVID CANABARRO – RS

NOVA SANTA RITA – PI

RAFAEL GODEIRO – RN

SIMÕES – PI

GOIANDIRA – GO

LAGOA ALEGRE – PI

DOM JOAQUIM – MG

MARCOLÂNDIA  – PI

OURO BRANCO – AL

PRESIDENTE  BERNARDES – SP

PEDRO CANÁRIO – ES

BIQUINHAS – MG

PALESTINA DO PARÁ – PA

CURUMBÁ – MS

SANTANA DO ACARAÚ – CE

PONTO NOVO – BA

RIACHO DE SANTANA – BA

NOVO ORIENTE DO PIAUÍ – PI

ANTÔNIO OLINTO – PR

Compartilhe via: