A palavra NEGO está grafada na bandeira paraibana. O seu significado é de negação do povo paraibano ao domínio da política café com leite no início do século passado, que revezava a presidência da República entre mineiros e paulistas. Na manhã de hoje, 27 de outubro, ao receber a honraria mais importante do Estado da Paraíba, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, lembrou do valor do Nordeste, da sua capacidade de receber a todos, de representar o Brasil mais diverso e humano entre muitos brasis que conhecemos. A cerimônia de entrega da comenda ocorreu na Assembleia Legislativa, em sessão solene, presidida pelo deputado estadual Jutay Meneses, autor do projeto que outorgou a honraria mais importante da Paraíba, a medalha Epitácio Pessoa, ao presidente Carlos Lopes, reconhecendo os relevantes e valorosos serviços prestados ao povo paraibano pela CONAFER.

O deputado estadual, Jutay Meneses, em seu discurso de outorga da medalha ao presidente Carlos Lopes, exaltou a justa homenagem da Casa de Epitácio Pessoa pelos seus relevantes serviços prestados aos paraibanos, afirmando que ”com muita alegria estamos aqui reunidos para fazer uma justa homenagem a um trabalhador, um agricultor que com esforço e dedicação vem transformando a agricultura familiar brasileira. Estou falando de Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, a CONAFER. Com formação em Direito, Ciência Política e atuação reconhecida em defesa do setor agrofamiliar, o também agricultor e empreendedor rural, Carlos Lopes, comanda há uma década a CONAFER. Tendo neste tempo angariado excelentes relações institucionais com setores públicos e privados, com presença em todos os estados brasileiros. A CONAFER representa, incentiva e valoriza agricultores familiares, pescadores, pequenos empreendedores rurais, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, assentados e acampados, garantindo dignidade e melhores condições de trabalho.”

O deputado estadual Jutay Meneses, que em seu discurso falou da justa homenagem recebida pelo presidente Carlos Lopes, recebeu uma homenagem da CONAFER

De fato, o trabalho da CONAFER em todo o Nordeste, em especial da Paraíba, é muito significativo. Difícil imaginar uma marca ou empresa presente em 180 dos 223 municípios da Paraíba. Mas a CONAFER está por meio do +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. Com presença em mais de 2 mil municípios brasileiros, serão mais de 1 milhão de prenhezes nos próximos 4 anos, uma verdadeira revolução na reprodução dos rebanhos dos nossos pecuaristas familiares, e que já chegou por toda a Paraíba. São ações que não vem de agora, pois a CONAFER há muito tempo leva projetos e programas aos pescadores, camponeses, extrativistas, indígenas e quilombolas paraibanos, por meio de centenas de sindicatos e da Fafer da Paraíba. Com programas de fomento e projetos de inovação tecnológica voltados aos seus associados, a CONAFER vem cumprindo importante agenda para o setor, sempre com o objetivo de levar apoio técnico, crédito para a produção, assessoria jurídica, além de ações de saúde e educação no campo. São ações que justificam a homenagem feita pelo povo da Paraíba ao presidente da Confederação.

O presidente da CONAFER, Carlos Lopes, durante discurso na Assembleia Legislativa da Paraíba, a Casa de Epitácio Pessoa

Depois de agradecer à Casa de Epitácio Pessoa e aos presentes, Carlos Lopes falou da honra pelo recebimento da medalha: “com orgulho venho nessa Casa receber o título de um homem chamado Epitácio Pessoa, ao qual foi presidente da República em um período nesse país, período esse quando tinha acabado a primeira Guerra Mundial, e encontrou nesse território problemas sociais. Jurista, do direito, presidente do STF, foi governador, deputado, senador e encontrou os problemas que nós em 2022 encontramos. Então não é o tempo, são as pessoas. São as pessoas que vão fazer a diferença no tempo. E esse homem, no tempo dele, em 1919, quase mais de cem anos depois, eu recebo uma medalha de quem faz a diferença, e Epitácio Pessoa, na sua época, em 3 anos de mandato fez a diferença na vida das pessoas. Essa é a medalha com o nome que eu recebo no peito”. 

O presidente Carlos Lopes recebe a medalha Epitácio Pessoa do deputado Jutay Magalhães (à sua esquerda), acompanhado do vice-presidente Tiago Lopes (à sua direita)

Na sequência, Carlos Lopes, falou do Brasil melhor que o Nordeste representa: “o que eu posso dizer, não somente a Paraíba, mas a todo o Nordeste e Brasil, se faz honrado aquele que acha merecedor do que recebe, eu me acho merecedor do que recebo. Eu venho a essa tribuna muito mais do que agradecer, eu venho a essa tribuna assumir um compromisso com vocês homens e mulheres, de que quem vai fazer a certeza do nosso futuro somos nós, somos nós que iremos legislar, somos nós que vamos defender leis, somos nós que vamos qualificar o que vai entrar na nossa casa. Assim seremos e se fazemos Epitácio Pessoa. Toda vez que nós nordestinos desse país, se fizermos honrados do que somos, faremos o melhor Brasil. Hoje sou homenageado por falar em melhoramento genético e falar de melhoramento genético no Nordeste significa que já não somos mais quem passa fome, dizer que essas famílias já tem o que melhorar, já não somos mais a nação da subsistência, e sim produtores”.

Acompanhando o presidente Carlos Lopes, também fizeram parte da mesa e da homenagem, o Cacique Paulo Tabajara, representante da aldeia Nova Conquista Taquara; o senador e secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares; o vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes; o diretor de Políticas Públicas da CONAFER, Jerônimo Júnior; o gerente de Operações da Codhab-PB, Anderson Mauricio; o médico veterinário e responsável técnico do programa + Pecuária Brasil, Carlos Vinícius Nascimento; e Júlio César Chaves, secretário de Políticas Sindicais da CONAFER. O presidente da CONAFER também recebeu homenagens das mulheres presentes na Assembleia e dos indígenas de diversas etnias que ao final entoaram cantos com seus maracás. Um final perfeito que mostra toda a diversidade do povo paraibano e nordestino, valores que a CONAFER defende todos os dias.

Veja o vídeo completo: https://www.youtube.com/watch?v=FzbHaJTxNCQ&t=512s

Compartilhe via: