José Carlos Bossolan

O maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar chega aos produtores de Promissão (SP). À equipe técnica da CONAFER já vem realizando os trabalhos de inseminação artificial e monitoramento das prenhezes.

No âmbito estadual, CONAFER e o ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), firmaram parceria para levar o +Pecuária Brasil aos assentamentos assistidos pelo órgão estadual. A Fundação ITESP, está levando aos agrofamiliares as diretrizes e ações para implementar o programa as mais de 7 mil famílias, em 140 assentamentos rurais, distribuídos em 40 municípios. Enquanto a Confederação atua pela agricultura familiar e a cultura agroecológica, a Fundação atua no desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores rurais e na preservação dos recursos naturais. Assim, as duas entidades levam benefícios ao segmento agrofamiliar, ajudando a gerar mais renda no campo, inserindo os pequenos produtores em programas de acesso ao mercado.

A CONAFER inaugura a cada lançamento do +Pecuária Brasil uma nova pecuária agrofamiliar, mais desenvolvida e sustentável, produtora de rebanhos qualificados com a alta tecnologia do melhoramento genético, uma verdadeira revolução genética no campo. Estamos trabalhando para que os pequenos produtores tenham acesso ao que há de mais avançado e de melhor qualidade genética à disposição no país, isso sem custo aos nossos produtores. Nosso objetivo é que o rebanho leiteiro ou de corte, seja uma alternativa altamente lucrativa para os produtores, com maior valor agregado na produção e do gado, elevando a renda e lucratividade das propriedades rurais. A parceira que firmamos com o ITESP, estará permitindo a oportunidade às mais de 7 mil famílias possam obter o que há de melhor em sêmen selecionado” – comentou o presidente da CONAFER, Carlos Lopes.

A expectativa inicial é inseminar os animais para as primeiras prenhezes do município. As propriedades já foram selecionadas e agora os técnicos da CONAFER iniciam todos os protocolos de inseminação, desde as condições sanitárias, a nutrição, o manejo do rebanho, o desenvolvimento hormonal e os procedimentos de IATF, a biotecnologia reprodutiva utilizada pelo +Pecuária que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução do estro e da ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento predeterminado.

Em pouco espaço de tempo, a CONAFER já fechou parceria no Estado de São Paulo com os municípios de Guaraçaí, Euclides da Cunha, Rosana, Promissão, Itapetininga, Santa Rosa do Viterbo, Serra Branca, Santa Rita do Passa Quatro, Brodowski, Cajuru, Itupeva, Cássia dos Coqueiros e Salto do Pirapora, mas ainda está em constante negociação com outros municípios.

Nos últimos dias, em todo o país, 479 municípios já entraram em contato com a CONAFER para buscar o Acordo de Colaboração Técnica e levar o melhoramento genético aos produtores locais.

A multiplicação do maior programa de melhoramento genético da agricultura familiar brasileira

Desde que a CONAFER, em parceria com a líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, a Alta Genetics, criou o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios crescem dia após dia. O programa entregará centenas de milhares de prenhezes, com entrega de semêns e insumos durante 4 anos, aos pequenos produtores por todo o país, desenvolvendo os seus rebanhos bovinos, de corte e leite, contribuindo para o crescimento da pecuária nacional.

Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou em Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, Paraíba, Alagoas, Acre, Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia e Paraná, contemplando pecuaristas familiares de Norte a Sul em tempo recorde.

Os municípios interessados em firmar parceria e levar o +Pecuária Brasil aos produtores locais, pode entrar em contato pelo fone/WhatApp (61) 9834-0303 – Amanda Soares, que obterá todos às informações necessária para oficialização do ACT.

Compartilhe via: