A parceria estratégica entre a CONAFER e a Prefeitura de João Pessoa ganha novos contornos com o início de uma fase do +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético de rebanho bovino no país. Nessa etapa foram contemplados animais de produtores atendidos pelo programa municipal de fomento ao empreendedorismo rural Eu Posso Semear. Essa iniciativa vai aprimorar a qualidade e a produtividade do gado pertencente a agricultores familiares da capital paraibana.

Na última terça-feira (2), 65 novas vacas se tornaram protagonistas desse projeto, recebendo hormônios estimuladores do cio. Essa preparação é o primeiro passo para o processo de inseminação artificial, previsto para a próxima semana. O esforço conjunto da Prefeitura e da CONAFER demonstra o comprometimento com a elevação genética dos rebanhos, fundamental para impulsionar ainda mais o desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária na região.

As ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDEST), tiveram início em maio do ano passado, com a vacinação de 100 vacas contra brucelose. A secretária, Vaulene Rodrigues, destaca a iniciativa inédita na cidade: “Garantimos a imunização, e em contrapartida, em agosto, a equipe técnica da CONAFER entrou em ação para estimular a prenhez em animais de pequenos criadores do município, resultando em 32 vacas inseminadas.”

Nessa nova etapa, o rebanho foi submetido a exames de ultrassom para avaliar a aptidão à Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Vacas não prenhas foram beneficiadas com o implante de progesterona, um estímulo hormonal para induzir o cio. A retirada dos implantes está programada para o dia 10, preparando o terreno para a inseminação, marcada para o dia 12.

Adriano Vasconcelos, diretor de Agricultura Familiar e Pesca da SEDEST, enfatiza os benefícios do programa: “A gestação por meio desse processo garante o bem-estar das vacas, devidamente imunizadas, e propicia um aumento no número de animais com qualidade. A CONAFER contribui significativamente ao trazer embriões de matrizes selecionadas e melhoradas, resultando em animais que produzirão mais leite e carne. Isso, por sua vez, impulsiona o crescimento da renda dos criadores.”

O programa +Pecuária Brasil vai transformar a realidade dos pequenos produtores e fortalecer a sustentabilidade e a competitividade do setor agropecuário familiar na região. A inseminação artificial é apenas um dos passos desse ambicioso projeto, que promete deixar um legado duradouro no cenário agrícola local.

Com informações do site da Prefeitura de João Pessoa

Compartilhe via: