Em busca de novos rumos para a pecuária familiar de Nova Independência, o prefeito Fernandinho Santana, esteve na tarde desta quinta-feira (13/02), na sede da CONAFER, em Brasília, quando se reuniu com o vice-presidente da entidade, Tiago Lopes, além do assessor da Presidência, Antônio Carlos. Nova Independência, a 667 km da capital paulista, tem uma população de 4,6 mil habitantes, é composta 100% pelo bioma Mata Atlântica e pertencente a uma importante região agropecuária do estado de São Paulo. A assinatura do ACT (Acordo de Cooperação Técnica) com a CONAFER, com a disponibilização de 600 doses de sêmens anuais, ao longo de 4 anos, e previsão de 2,4 mil vacas inseminadas, deve ocorrer em breve para a alegria dos produtores neo-independentinos
Um dos objetivos do prefeito de Nova Independência, Fernandinho Santana, é garantir aos pequenos produtores rurais do município, todos os benefícios do +Pecuária Brasil, viabilizando a inseminação artificial dos rebanhos agrofamiliares da sua região. Segundo o prefeito Fernandinho, “a reunião foi muito produtiva, onde tivemos a oportunidade de pautar diversos assuntos de interesse dos nossos pequenos produtores. Fomos muito bem recebidos pela equipe da CONAFER, um pessoal inteligente, dinâmico, comprometido com a causa e nós também no mesmo pensamento, em busca de trazer o +Pecuária para ajudar nossos produtores a melhorar a genética do rebanho, aumentando a renda”.
![](https://conafer.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-14-at-15.37.23.jpeg)
À esquerda, o prefeito de Nova Independência, Fernandinho Santana, no centro o vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, e à direita, o assessor da Presidência da entidade, Antônio Carlos
Fernandinho Santana durante o encontro, também afirmou que “em breve estaremos implementando o programa em Nova Independência e nos próximos quatro anos, ver os nossos produtores estarem colhendo os frutos desta parceria, que não ficará restrita ao +Pecuária Brasil, mas pretendemos ampliar essa parceria com outros programas da CONAFER”.
A parceria da CONAFER, Alta Genetics, Ala Genetics, Terra Bank e Prefeitura, leva o que há de melhor em melhoramento genético para os produtores rurais sem nenhum tipo de custo. Pelo sistema de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), os produtores neo-independentinos terão a oportunidade de escolher a raça dos animais que serão gerados, tanto voltado para o rebanho leiteiro como o de corte.
![](https://conafer.org.br/wp-content/uploads/2025/02/image3-8.png)
Abrangendo os 27 estados brasileiros, o maior programa de genética bovina do país já realizou mais de 200 mil inseminações com 170 mil nascimentos
Com a parceria da Prefeitura de Nova Independência com a CONAFER, serão disponibilizadas 600 doses de sêmens anualmente, e ao longo de 4 anos, com 2,4 mil vacas inseminadas. Presente em mais de 4 mil municípios do país, o bezerrômetro da CONAFER contabiliza o nascimento de 170 mil bezerros e mais de R$ 500 milhões em ativos gerados pelo maior programa de melhoramento genético do Brasil.
Habitação
Outro tema da reunião entre Fernandinho Santana, Tiago Lopes e Antônio Carlos, foi a falta da liberação de recursos de habitação por parte do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para famílias dos assentamentos Pousada Alegre e Nova Vila: “pedimos apoio da Confederação para nos ajudar na liberação de recursos, em que às famílias desses assentamentos não tiveram acesso.
![](https://conafer.org.br/wp-content/uploads/2025/02/image4-6-1024x385.png)
Nova Independência, a 667 quilômetros da capital São Paulo, tem 6 mil habitantes e vocação para a agropecuária
Na próxima semana já está agendada uma reunião com o INCRA e esperamos que a autarquia possa olhar com sensibilidade para essas famílias assentadas do nosso município e liberar os recursos que trarão mais dignidade para essas comunidades”, relatou o prefeito de Nova Independência. O vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes articulou uma reunião entre o prefeito Fernandinho Santana e o responsável do INCRA pelo setor de Habitação, com o objetivo de resolver a pendência. A agenda está marcada para a próxima terça-feira, e também contará com representantes da CONAFER.