A baiana Mata de São João, próxima da capital Salvador, tem algumas das praias mais belas do país. E agora, também tem a beleza dos bezerros que começam a nascer com o avanço do +Pecuária Brasil. Na madrugada de domingo, dia 18 de fevereiro, nasceu uma linda bezerrinha fruto da inseminação do gado leiteiro, para alegria de todos que estão envolvidos com o +Pecuária Brasil em Mata de São João. Assinado em maio de 2023, menos de um ano depois, o acordo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria de Agricultura (SEAGRI) do município e a CONAFER, começa a dar os primeiros resultados. Para a secretária de Agricultura, Adriana Nunes, o programa “impacta diretamente na renda dos agricultores familiares, que são a base da nossa produção leiteira”

A parceria entre Mata de São João e a CONAFER é um divisor de águas na pecuária local. O nascimento da primeira bezerra é uma grande conquista. A primeira de muitas, pois novas prenhezes e nascimentos projetam um aumento do rebanho de alta qualidade, moldando uma produção leiteira de grande valor agregado.

A bela Mata de São João, famosa por sua beleza,  fica próxima de Salvador, e tem uma população de 42 mil habitantes

Sobre o programa +Pecuária Brasil, ele nasceu no dia 15 de fevereiro de 2021, quando a CONAFER e a Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial, firmaram acordo de cooperação para levar aos 27 estados o maior programa de melhoramento genético do país. Hoje, mais de 3,5 mil cidades têm acordos de cooperação técnica assinados, inaugurando o fim da distância entre pequenos e grandes produtores no acesso à bio reprodutividade. Desde a criação do +Pecuária Brasil, 100 mil inseminações foram realizadas, sendo 44 mil confirmadas. Já nasceram 16 mil bezerros e outros 16 mil vão nascer em breve. São 10,446 mil famílias atendidas. O sucesso do +Pecuária Brasil permite projetar mais de 1 milhão de bezerros nascidos até 2026. 

Para a veterinária da SEAGRI de Mata de São João, Emanuelle Lima, “o nascimento da bezerrinha representa um marco importante para o programa, pois confirma seu potencial para o desenvolvimento da pecuária leiteira local”. Já a secretária de Agricultura, Adriana Nunes, destacou a relevância do programa para os pequenos produtores: “a inseminação artificial permite o acesso dos produtores a uma genética superior, o que contribui para o aumento da produtividade e da qualidade do leite”. Para ela, a ação impacta diretamente na renda dos agricultores familiares, “que são a base da nossa produção leiteira”, completou.

No escudo da bandeira de Mata de São João, uma vaca holandesa confirma a vocação do município para a pecuária, atividade que faz parte da história da cidade

Produtora de gado leiteiro há seis anos, Edleide da Silva é só felicidade. “Essa semana eu ganhei um presente, a minha primeira bezerrinha nasceu. Ela vai ser uma grande produtora de leite”. Para ela, o suporte dado pelos técnicos da SEAGRI durante todo o processo foi de grande valia. “Tive muito conhecimento de como cuidar dos animais e depois desse período, meus animais ficaram mais bonitos, parou mais a mortalidade”, completou.

A secretária de Agricultura, Adriana Nunes, com a primeira bezerra nascida em Mata de São João 

Para o coordenador da SEAGRI, Pedro Aragão,  a história de Edleide é um exemplo de que a Secretaria está alcançando bons resultados com o trabalho desenvolvido. “Continuaremos trabalhando para fortalecer a agricultura familiar, oferecer suporte técnico de qualidade e garantir que os produtores rurais tenham acesso às ferramentas e recursos necessários para prosperar”.

Adriana Nunes, comemorou a conquista. “Este é um momento de grande alegria para todos nós. O nascimento deste bezerro é a prova de que estamos no caminho certo para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento do nosso município”.

Com informações do portal Direto da Cidade e Ascom de Mata de São João.

Fotos: Rodrigo Luz

Compartilhe via: