Pedro Batista de Oliveira e Rodrigo Silvano da Costa, pecuaristas de Porteirinha, município de uma região semiárida de Minas Gerais, reconhecem a importância do +Pecuária Brasil para o desenvolvimento e crescimento da pecuária na região. Os resultados alcançados pelo programa têm sido notáveis. Produtores de milhares de municípios brasileiros têm experimentado melhorias significativas na reprodução e produção em suas propriedades. O programa está contribuindo para a modernização da pecuária familiar, tornando-a mais competitiva e sustentável. Pedro e Rodrigo são exemplos do sucesso do +Pecuária por todo o país

Pedro Batista queria melhorar a qualidade do seu rebanho, mas não podia criar muito gado, porque a propriedade dele é pequena. Foi então que decidiu investir no melhoramento do rebanho por meio do programa +Pecuária Brasil. “Já foi feito aqui na propriedade um primeiro procedimento de inseminação no gado, no mês de abril, e tivemos o nascimento de oito bezerros: cinco fêmeas e três machos. Já estamos muito contentes com o resultado e sabemos que isso é só o início”, disse satisfeito. 

Pedro Batista de Oliveira, do município de Porteirinha/MG

Agora a expectativa do Pedro é o nascimento de mais fêmeas para melhorar o rebanho e a qualidade do leite. “Aqui a gente trabalha mais com a venda do leite. Então, estamos na expectativa e bastante otimistas em aumentar a quantidade de leite”, contou esperançoso.

Os bezerros nascidos ganham do programa +Pecuária Brasil o brinco de identificação

O Rodrigo Silvano também sempre quis fazer a inseminação das vacas para melhorar a qualidade do rebanho, então quando o programa chegou no seu município ele aproveitou a oportunidade. “Para mim é uma honra participar do programa, meu sonho sempre foi fazer inseminação no meu gado e quando veio o programa o sonho se realizou. Eu até tentei fazer a inseminação por conta própria, mas era caro demais, em torno de R$ 900,00. Agora com o +Pecuária Brasil e a renda que eu vou obter com os bezerros, vou poder ajudar a minha família a um custo zero. Eu estou muito feliz com o resultado, só agregou valor”, contou Rodrigo feliz.

Rodrigo Silvano da Costa, do município de Porteirinha/MG

A região onde o Rodrigo mora é muito seca e por isso dificulta ele ter uma quantidade maior de gado. A solução para o Rodrigo e para os produtores de Porteirinha é investir na inseminação para ter uma pecuária de qualidade. “Para você ter uma ideia, aqui na propriedade já nasceram três bezerros: uma fêmea e dois machos. Estou com uma vaca prenha e já foram inseminadas mais 13. Não vejo a hora dos bezerrinhos nascerem”, comemora feliz.

Porteirinha, região semiárida localizada no Norte de Minas

O melhoramento genético desempenha hoje um papel muito importante na pecuária brasileira ao levar a biotécnica reprodutiva aos produtores agrofamiliares, contribuindo para o aumento dos rebanhos, na produção de alimentos de qualidade, no aumento da produtividade e da sustentabilidade de toda cadeia produtiva. 

À medida que o programa +Pecuária Brasil se expande e evolui em todo o país, mais produtores familiares têm colhido os benefícios deste programa inédito, e assim, contribuído ainda mais para o sucesso da pecuária brasileira. O que a CONAFER e a sua parceira no projeto, a multinacional Alta Genetics, estão fazendo em todo o país, levando mais do que inseminação artificial e sua logística, mas entregando a efetiva prenhez do animal junto com o desenvolvimento socioeconômico para pecuaristas familiares de milhares de municípios, é único. Se pensarmos em biotecnologia reprodutiva acessível em larga escala, o +Pecuária Brasil é o maior e mais completo programa da bovinocultura nacional. Não existe nada similar na história deste segmento. 

Compartilhe via: