A pecuária familiar paraibana deu um salto histórico para o crescimento socieconômico dos seus produtores, e de toda a cadeia produtiva, por meio da reprodutividade e qualificação inéditas dos seus rebanhos bovinos com o +Pecuária Brasil. O Glauber Enry de Sousa, do município paraibano de Bonito de Santa Fé, a 469 km da capital João Pessoa, é mais um exemplo de uma revolução que vem ocorrendo nas pequenas propriedades rurais da Paraíba. A biotecnologia reprodutiva do maior programa de melhoramento genético agrofamiliar brasileiro é uma realidade no semiárido nordestino. Como afirmou o Glauber Enry, “a gente percebe a diferença de um bezerro nascido de inseminação”

Sempre com o acompanhamento de uma equipe técnica e muito experiente da CONAFER, utilizando os rigorosos protocolos internacionais da Alta Genetics, líder mundial em inseminação de bovinos e parceira no projeto, o +Pecuária Brasil já está presente em 3,5 mil cidades brasileiras e mais da metade dos municípios paraibanos, seguindo um calendário de visitas, inseminações e acompanhamento da gestação até a prenhez dos animais. Por isso, o programa +Pecuária Brasil está transformando a bovinocultura brasileira.

Município paraibano de Bonito de Santa Fé, a 469 km da capital João Pessoa, é mais um exemplo de uma revolução que vem ocorrendo nas pequenas propriedades rurais da Paraíba

Os agricultores muitas vezes enfrentam desafios significativos, como falta de assistência técnica especializada e recursos limitados para melhorar suas propriedades e seu rebanho. Mas agora, a iniciativa do programa +Pecuária Brasil está transformando esse cenário e revolucionando a vida desses produtores.

O Glauber Enry de Sousa, do município de Bonito de Santa Fé, na Paraíba, conta que antes do programa +Pecuária Brasil “os bezerros nascidos eram pequenos e sem qualidade genética. Vimos um avanço na qualidade genética dos nossos animais. A gente percebe a diferença de um bezerro nascido de inseminação, dessa genética, de um bezerro que nasceu sem ser de inseminação. A diferença é notória de um para outro”.

Assistência técnica que faz a diferença

Uma das principais características que tornam o programa +Pecuária Brasil tão eficaz é a assistência técnica gratuita especializada aos produtores familiares. Esta assistência tem sido crucial para proporcionar melhorias substanciais nas propriedades rurais. Os produtores agora têm acesso a orientações de especialistas que lhes permitem implementar práticas modernas de manejo, nutrição e sanidade animal.

Essa assistência técnica personalizada desempenha um papel fundamental na saúde do rebanho, melhorando a produtividade. Com a implementação de métodos mais eficazes de criação e manejo, a qualidade do rebanho do Glauber tem melhorado significativamente, garantindo produtos de alta qualidade para o mercado consumidor.

“Depois que a gente teve uma orientação do técnico da CONAFER, do veterinário, a gente aprendeu como manejar o animal, como trabalhar a questão da prenhez, porque antes a gente não tinha essa prática, a gente só deixava o animal no pasto e esperava que um dia ele emprenhasse”, contou Glauber Enry de Sousa.

Com a orientação que recebeu, o produtor paraibano aprendeu a preparar o animal para receber a inseminação, cuidando da questão das vacinas e da alimentação correta do gado. “Através da assistência técnica, a gente começou a ter nascimentos. Foram dez animais inseminados e já nasceram três bezerrinhos aqui na propriedade. Ainda tem mais pra nascer esse mês”, contou feliz. 

O sucesso do +Pecuária Brasil não se limita a apenas uma região do país, ele serve como exemplo inspirador para todos os municípios e regiões. A parceria entre a CONAFER, a Alta Genetics e os produtores é fundamental para alcançar resultados positivos como este no campo. Essa colaboração demonstra como a união de esforços pode levar ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, criando um ciclo virtuoso de crescimento econômico e bem-estar social.

“Através da assistência técnica, a gente começou a ter nascimentos. Foram dez animais inseminados e já nasceram três bezerrinhos aqui na propriedade. Ainda tem mais pra nascer esse mês”, contou o produtor Glauber

Além de melhorar as condições de vida dos produtores familiares, o +Pecuária Brasil também está desempenhando um papel importante na promoção da segurança alimentar no Brasil. A produção de carne e leite de alta qualidade proveniente das propriedades beneficiadas pelo programa contribui para a oferta de alimentos de qualidade para a população, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar como uma base sólida para a economia do país.

“Pra gente hoje, o mais importante é ter esse amparo da evolução genética e a rapidez na inseminação, porque sem o +Pecuária Brasil certamente demoraríamos muito tempo para conseguir um bom resultado, além do alto custo que seria para comprarmos um animal de genética igual a essa que está sendo disponibilizada de graça pelo programa. Hoje, nós temos acesso e facilidade de ter um touro de central, de alta genética. Para alcançarmos a superioridade genética dos nossos animais demoraria anos, talvez décadas, para conseguir chegar a uma pureza racial como a gente chega em tão pouco tempo hoje com o +Pecuária Brasil”, comemora Glauber.   

O programa +Pecuária Brasil, uma parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), a Alta Genetics, empresa líder em inseminação, e os produtores, está desempenhando um papel fundamental na melhoria das condições socioeconômicas da pecuária familiar em todas as cinco regiões do país. Este programa visionário está se tornando um símbolo de sucesso na busca pela qualidade do rebanho e pelo crescimento da produção de gado, tanto de corte quanto de leite, enquanto também contribui para o aumento da renda das propriedades rurais.

CONHEÇA AS CIDADES DA PARAÍBA QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA +PECUÁRIA BRASIL

ALCANTIL – ALHANDRA – AMPARO – APARECIDA – ARAÇAGI – ARARA – ARARUNA – AREIA – AREIA DE BARAÚNAS – ASSUNÇÃO – BANANEIRAS – BARAÚNA – BARRA DE SANTA ROSA – BARRA DE SANTANA – BARRA DE SÃO MIGUEL – BERNARDINO BATISTA – BOA VENTURA – BOM JESUS – BONITO DE SANTA FÉ – BOQUEIRÃO – BORBOREMA – BREJO DOS SANTOS – CAAPORÃ – CABACEIRAS – CACHOEIRA DOS ÍNDIOS – CAJAZEIRAS – CAJAZEIRINHAS – CAMPINA GRANDE – CARAÚBAS – CATINGUEIRAS – CONCEIÇÃO – CONGO – COREMAS – COXIXOLA – CUBATI – CUITÉ – CUITEGI – CURRAL VELHO – DIAMANTE – DONA INÊS – DUAS ESTRADAS – ESPERANÇA – GADO BRAVO – GURJÃO – IBIARA – INGÁ – ITABAIANA – ITAPOROROCA – ITATUBA – JACARAÚ – JERICÓ – JOÃO PESSOA – JUAZEIRINHO – JUNCO DO SERIDÓ – JURIPIRANGA – JURU –  LAGOA NOVA – LASTRO – LIVRAMENTO – MÃE D’ÁGUA – MAMANGUAPE – MANAÍRA – MARI – MATUREIA – MOGEIRO – MONTADAS – MONTE HOREBE – NAZAREZINHO – NOVA FLORESTA – NOVA OLINDA – NOVA PALMEIRA – OLIVEDOS – OURO VELHO – PARARI – PASSAGEM – PATOS – PAULISTA – PEDRA BRANCA – PEDRO RÉGIS – PIANCÓ- PICUÍ – PILAR – PIRPIRITUBA – POCINHOS – POÇO DANTAS – POÇO JOSÉ DE MOURA – POMBAL – PRATA – PRINCESA ISABEL –  PUXINANÃ –  QUEIMADAS – REMÍGIO – RIACHÃO –  RIACHO DE SANTO ANTÔNIO – SALGADINHO – SANTA CRUZ – SANTA HELENA – SANTA RITA – SANTA TEREZINHA – SANTANA DA MANGUEIRA – SÃO BENTINHO – SÃO BENTO – SÃO DOMINGOS – SÃO DOMINGOS DO CARIRI – SÃO FRANCISCO – SÃO JOÃO DO CARIRI – SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA – SÃO JOSÉ DE CAIANA – SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS – SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – SÃO JOSÉ DE PRINCESA – SÃO JOSÉ DO SABUGI – SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS – SÃO JOSÉ DOS RAMOS – SÃO MAMEDE – SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO – SERRA BRANCA – SERRA DA RAIZ – SERRA GRANDE – SERRARIA – SOLEDADE – SUMÉ – TACIMA – TAPEROÁ – TENÓRIO – TRIUNFO – UMBUZEIRO – VIEIRÓPOLIS  

Compartilhe via: