No último sábado, 14 de janeiro, o +Pecuária Brasil deu início às primeiras inseminações no Distrito Federal. Depois de ser lançado durante a última AgroBrasília, o maior programa de biotecnologia reprodutiva do país avança para contemplar 80 propriedades agrofamiliares no DF. Por isso, esta data é um divisor de águas na vida dos pecuaristas familiares brasilienses que pela primeira vez têm a oportunidade de desenvolver os seus rebanhos com um pacote genético completo. O +Pecuária é ainda mais revolucionário do que entregar a prenhez do animal, o que já o tornaria único, mas ele também representa uma mudança profunda na cultura dos pequenos produtores pecuaristas. O programa acaba impactando toda a propriedade, desde o seu arranjo produtivo, passando pelas adaptações de manejo, cuidados sanitários, a gestação dos animais, culminando no aumento da rentabilidade de cada produtor. Presente em mais de 2,5 mil cidades, o +Pecuária é atualmente o maior programa de melhoramento genético do país

Na primeira propriedade visitada pela equipe da CONAFER e Emater-DF, os proprietários Eduardo de Souza Guimarães e Leonardo de Souza Guimarães, contaram que o +Pecuária mudou tudo na propriedade de 30 anos, principalmente pela mudança na alimentação e nutrição do gado, o que nunca havia sido feito antes. 

Os irmãos Guimarães passaram a plantar o capiaçu, um clone de capim-elefante de alto rendimento para suplementação na forma de silagem ou picado verde, especialmente nutritivo para o gado, e que devido ao seu elevado potencial de produção transformou a alimentação dos animais.

Da esquerda para a direita, o Editor de Jornalismo da CONAFER, Wilson Ribeiro, os irmãos e proprietários da fazenda em Barra Alta, Fernando e Leonardo Guimarães, o zootecnista e Coordenador do Programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, o veterinário e Coordenador Técnico Nacional do +Pecuária, Carlos Vinícius, e a veterinária do +Pecuária, Romênia Barbosa

Ao produzir o capiaçu para alimentação do gado e reordenar os espaços de plantio e pasto, implementa-se a Integração-Pecuária-Lavoura (IPL), melhorando a nutrição dos animais, a saúde do gado e a preparação das vacas para as fases hormonal, de inseminação e diagnósticos de gestação, tudo muito bem sincronizado para culminar em uma elevada taxa de prenhez. Daqui 40 dias, os técnicos do programa voltam à propriedade para o Diagnóstico de Gestação. Foram 7 vacas inseminadas na primeira propriedade visitada no DF.

Ao produzir o capiaçu para alimentação do gado e reordenar os espaços de plantio e pasto, implementa-se a Integração-Pecuária-Lavoura (IPL)

A silagem do capiaçu mudou a nutrição dos animais da fazenda

Ainda no Núcleo Rural de Tabatinga, a segunda propriedade do dia foi visitada para uma inseminação de mais 7 animais. A propriedade pertence ao produtor Adalberto Donizete Vitorino, que recebeu a equipe do +Pecuária junto de sua família e com muita expectativa de bons resultados com o programa. Adalberto também vem fazendo diversas modificações para a nutrição dos animais, manejo do pasto e cuidados sanitários, tudo com total assessoria técnica da Emater-DF e execução da CONAFER.

O produtor Adalberto Donizete Vitorino, do Núcleo Rural Tabatinga, é um dos 80 produtores já selecionados para receber o +Pecuária Brasil

7 animais foram inseminados na propriedade do produtor Adalberto Vitorino

O sucesso do +Pecuária Brasil

São milhares de bezerros nascendo em 2,5 mil cidades atendidas pelo pacote de biotecnologia reprodutiva, que entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens e insumos. Presente já nas 27 unidades da Federação, o +Pecuária está melhorando a produção e as condições socioeconômicas dos pecuaristas familiares brasileiros. E a CONAFER só tem a agradecer aos estados, municípios e produtores que acreditaram no programa e estão colhendo os frutos desta verdadeira revolução genética no campo. Os acordos de cooperação técnica selados têm beneficiado os pequenos produtores rurais de todo o território nacional, que agora podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER no projeto. 

O programa começou em 2020, quando a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, iniciando os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios pelos 6 biomas do território nacional. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de sêmens e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. 

Os benefícios ao produtores agrofamiliares

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.

Qualidade no rebanho e lucro no negócio

O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: