Secom CONAFER

Nesta última terça-feira, 14 de junho, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, e o diretor da Alta Genetics, Heverardo Carvalho, cumpriram agenda juntos em reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira. Primeiro, reunidos com o ministro em encontro no prédio do Ministério, e depois na sede da CONAFER. Na pauta, uma apresentação dos resultados do +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. Desde que a CONAFER e a Alta, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios crescem dia após dia, ultrapassando já os 500 municípios. O grande diferencial do programa é levar a efetiva prenhez ao pequeno produtor. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento de toda a gestação pelos técnicos da Confederação. Os resultados do +Pecuária e a sua projeção de crescimento pelos próximos anos, foram apresentados no Ministério do Trabalho, sendo muito bem recebidos pelo titular da pasta e seu corpo técnico

Em sua apresentação no Ministério do Trabalho, o presidente Carlos Lopes falou da origem do +Pecuária Brasil, da ideia de um pacote biotecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos na cadeia produtiva da bovinocultura brasileira. Também foi explicado que o corpo técnico da CONAFER, por meio de um plano de trabalho, implanta o +Pecuária Brasil após a seleção dos pecuaristas familiares. E que as doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. Cabendo a garantia da alta qualidade dos sêmens, à Alta Genetics, líder em genética bovina com presença em 90 países.

Nas palavras de Carlos Lopes durante o encontro de trabalho, “nós tivemos o desafio de ser recepcionados até agora por mais de 3 mil municípios, sendo que já foram selados mais de 500 acordos de cooperação publicados em diário oficial. Fiquei muito surpreso com a receptividade de todos este municípios que entendem o +Pecuária como uma política pública, que nem sempre precisa vir do Estado e entes públicos, eu sou um ente público também ao estar presente como Confederação em todo o país, e por isso temos uma missão, que só tem sentido se fizermos algo importante para o nosso público, como este programa que vai elevar entre 5 e 7 vezes a receita dos pequenos produtores. Então, eu trago aqui também a condição de poder formalizar e criar novas vagas de emprego, de colocar o +Pecuária Brasil na pauta do Ministério como solução para gerar novos postos de trabalho para toda a cadeia produtiva da bovinocultura”.

“Na foto, à direita o diretor da Alta, Heverardo Carvalho, observa a entrega da placa de homenagem do presidente da CONAFER, Carlos Lopes, ao ministro do Trabalho, José Oliveira (ao centro) “

O diretor da Alta, Heverardo Carvalho, enfatizou “que mais do que criar mais empregos, é gerar novos empregos com muito mais qualidade, porque quando se vai melhorar a situação financeira destes agricultores, com certeza estamos criando ainda mais valioso.” Para confirmar as suas palavras, Heverardo Carvalho lembrou de um episódio que ilustra muito bem o potencial do +Pecuária. O diretor da Alta contou que há 30 anos ele teve uma experiência parecida em um pequeno município mineiro, e viu como um programa de melhoramento genético mudou a economia da cidade, trouxe desenvolvimento e uma verdadeira revolução aconteceu na vida dos seus pequenos produtores.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, foi muito receptivo ao +Pecuária, ouvindo atentamente sobre o programa e todos os seus detalhes, de como a biotecnologia genética pode fazer a diferença no campo. Segundo José Oliveira, “é preciso diminuir esta distância do trabalhador lá na ponta.” Aliás, José Oliveira revelou que foi matéria discutida no encontro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em Paris, sobre a importância vital do conhecimento neste processo de evolução.

Compartilhe via: