Nesta sexta-feira, 5 de agosto, a TV CONAFER bateu o recorde de cidades conectadas no mesmo lançamento virtual. Prefeitos, secretários e técnicos de 34 municípios externaram por quase 2 horas a importância de receber nas propriedades agrofamiliares das suas cidades, o maior programa de melhoramento genético do país. São Paulo, Paraná, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Mato Grosso e Rio Grande do Norte estavam representados no evento que referendou o acordo de cooperação técnica das cidades com a Confederação. Isto demonstra a dimensão que tomou o +Pecuária Brasil, um programa inédito de biotecnologia reprodutiva que entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens. Uma revolução na produção pecuária familiar brasileira. Agora, oficialmente são 1 mil cidades atendidas, mas no ritmo dos trabalhos da equipe do +Pecuária, com os acordos já assinados e em andamento, em poucas semanas serão mais de 1,5 mil municípios, atingindo quase um terço do território nacional, o que revela o sucesso do +Pecuária Brasil

Transmissão do lançamento online pela TV CONAFER teve representantes de 34 cidades e 13 estados

Os acordos de cooperação técnica selados vão beneficiar os pequenos produtores rurais de boa parte do território nacional, que agora podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER. O +Pecuária já está presente nas 27 unidades da Federação, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas familiares brasileiros.

Desde que a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios se multiplicam, dia após dia, pelos 6 biomas do território nacional. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. São projetadas até 2025, milhões delas, todas viabilizadas pela entrega de sêmens e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Este é o grande diferencial do programa, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do projeto, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação e a gestação do animal.

O programa já ultrapassou os 1 mil municípios, com acordos de cooperação técnica encaminhados com mais 500 cidades, e que serão oficializadas em breve no Diário Oficial

O +Pecuária nasceu para desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todas as regiões brasileiras,  contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nos 6 biomas nacionais, contemplando pecuaristas familiares de Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. Cada acordo é motivo de felicidade para os pecuaristas familiares, municípios, estados e toda a cadeia produtiva envolvida neste importante segmento econômico.

O grande diferencial do programa +Pecuária Brasil

A entrega das prenhezes ao pequeno produtor é o foco do +Pecuária. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nas 5 regiões brasileiras, contemplando pecuaristas familiares do Norte a Sul do Brasil em tempo recorde. 

Os benefícios ao produtores agrofamiliares

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.

Qualidade no rebanho e lucro no negócio

O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

Compartilhe via: