Presente nos 27 estados, e em mais de 2 mil cidades brasileiras, o +Pecuária Brasil também é um sucesso no Paraná. O Estado historicamente sempre teve uma participação importante na pecuária nacional, rivalizando com Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e outros grandes produtores de gado. Na última década, os paranaenses já sem espaço para o crescimento da pecuária extensiva, principalmente de corte, fizeram a opção no mercado de proteína animal pelo investimento em produção de aves e suínos. Porém, mantêm um destaque na produção de leite, como exemplo Castro, cidade que detém a maior produção do país, com 45 mil vacas ordenhadas e 323 milhões de litros de leite por ano. Mas faltava um programa voltado exclusivamente aos pequenos criadores para impulsionar uma produção que sustenta o mercado interno e contribui para a segurança alimentar do país. Por isso, o +Pecuária Brasil foi muito bem-vindo no estado sulista, onde quase metade dos seus municípios já recebe os benefícios da reprodutividade genética, uma conquista da pecuária familiar paranaense

A dimensão que tomou o +Pecuária Brasil explica-se pelo ineditismo do programa de biotecnologia reprodutiva melhor sucedido na pecuária familiar brasileira. Isto, porque ele entrega a prenhez do animal, e não apenas os sêmens e insumos, realizando a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, os protocolos hormonais, o processo de inseminação e a gestação do animal até o nascimento dos bezerros. É uma revolução genética completa que já está presente nas 27 unidades da Federação, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas familiares brasileiros. 

Com 72 mil habitantes, Castro lidera a produção brasileira. O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) apontou que o leite responde por 25% da produção do município. Em 2019, foram 323 milhões de litros ou quase 1 milhão de litros por dia

No caso do Paraná, em que as áreas de produção pecuária não tem mais para expandir, o +Pecuária é ainda mais importante, pois utiliza o sistema IATF (inseminação em tempo fixo), que não exige grandes áreas de pastagens, o que o transforma em um programa sustentável, contribuindo para uma política de carbono zero, valorizando ainda mais o produto final.

Desde que a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios se multiplicam pelos 6 biomas do território nacional. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. Os acordos de cooperação técnica selados no Paraná acompanharam esta expansão do programa, com uma adesão maciça dos pequenos produtores rurais paranaenses, que hoje podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados das melhores raças.

162 municípios paranaenses já selaram acordo de cooperação técnica com a CONAFER para receber o +Pecuária Brasil

A coordenação do +Pecuária segue em seu objetivo de cobrir todo o Paraná e ter a adesão dos seus 399 municípios. Recentemente, o secretário de Agricultura e Empreendedorismo Rural da CONAFER, Paulo Henrique Souza, selou novos acordos com municípios do Estado, além de realizar encontros no Legislativo paranaense para ampliar as adesões dos pequenos pecuaristas. Paulo Souza cumpriu uma agenda de encontros com prefeitos pelo interior do Paraná, e também na capital Curitiba, onde conversou com o deputado mais votado do Estado, Alexandre Curi, quando apresentou o +Pecuária Brasil, obtendo o interesse do parlamentar para o fechamento de novos acordos de cooperação técnica com cidades paranaenses, além de falar dos projetos da CONAFER, como o ERA nas Escolas, que está levando educação ambiental para às escolas brasileiras.

No instagram do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), campeão de votos no Paraná na eleição do último dia 02 de outubro, e o sexto mais votado do Brasil, o registro do encontro com o secretário de Agricultura e Empreendedorismo Rural da CONAFER, Paulo Souza

Em todo o Brasil, são projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes. Este é o grande diferencial do +Pecuária, pois a prenhez é algo efetivo, que materializa todas as ações do programa, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação, os diagnósticos de gestação e o nascimento dos bezerros.

Conheça as cidades paranaenses que já tem o +Pecuária Brasil:

ALTÔNIA 

BOCAIÚVA DO SUL 

CAMPO MAGRO 

CIANORTE 

COLORADO 

CORNÉLIO PROCÓPIO 

CONGOINHAS 

CONTENDA

IVAÍ 

JABOTI 

JAPIRA 

MANDIRITUBA 

PALMITAL 

PLANALTO 

IBAITI 

SÃO JOÃO DO TRIUNFO 

SENGÉS 

TOMAZINA 

UBIRATà

LAPA 

JAGUAPITà

MANOEL RIBAS 

ORTIGUEIRAS 

PINHALÃO 

WENCESLAU BRAZ 

JANDAIA DO SUL 

UNIÃO DA VITÓRIA 

TURVO 

BALSA NOVA 

CHOPINZINHO 

ANDIRÁ 

PAIÇANDU 

MALLET 

RIO NEGRO 

REBOUÇAS 

PIRAI DOS SUL 

SANTA AMÉLIA 

CAMPO LARGO

GUAMIRANGA 

MARMELEIRO

FENIX 

VENTANIA 

MARUMBI 

NOVA AURORA 

KALORÉ 

TAPIRA 

CAMPO DO TENENTE 

LIDIANÓPOLIS 

SERTANÓPOLIS

RIO BOM 

SANTO INÁCIO 

QUERÊNCIA DO NORTE 

MARILENA 

CAMBIRA

CAMPO BONITO 

NOVA CANTU 

SALTO DO LONTRA

SIQUEIRA CAMPOS 

CORUMBATAÍ 

ANTÔNIO OLINTO

BRAGANEY 

SÃO JORGE DO IVAÍ 

LARANJAL 

SANTA ISABEL DO IVAÍ 

GUAIRAÇÁ 

BOM SUCESSO –

CIDADE GAÚCHA 

ITAMBARACÁ 

MERCEDES

RIO BRANCO DO IVAÍ 

PORTO VITÓRIA 

CORONEL DOMINGOS SOARES 

GODOY MOREIRA 

CAMPINA GRANDE DO SUL 

MARQUINHOS 

CENTENÁRIO DO SUL 

CÉU AZUL 

BARRACÃO

JANIÓPOLIS 

UMUARAMA 

CAPANEMA 

ARAPOTI 

JOAQUIM TÁVORA 

NOVA PRATA DO IGUAÇU 

RONCADOR 

RIBEIRÃO DO PINHAL 

IPIRANGA

INÁCIO MARTINS 

IRETAMA 

MEDIANEIRA 

VITORINO 

CORBÉLIA 

FRANCISCO ALVES 

CASTRO 

NOVA OLÍMPIA 

JARDIM OLINDA

CARAMBEÍ 

RANCHO ALEGRE 

RESERVA 

JARDIM ALEGRE 

SANTA CECÍLIA DO PAVÃO 

SÃO PEDRO DO IGUAÇU 

NOVA AMÉRICA DA COLINA

CERRO AZUL

LEÓPOLIS 

PARANAGUÁ

SALGADO FILHO 

NOVA ITACOLOMI

PALOTINA 

ARAPONGAS

PORTO AMAZONAS 

CATANDUVAS 

DIAMANTE DO NORTE 

CÂNDIDO DE ABREU 

GUAÍRA 

ARAPUÃ]

CASCAVEL 

SALTO DO ITARARÉ

NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE

LUPIONÓPOLIS 

JAGUARIAÍVA 

SULINA 

PAULA FREITAS 

LOBATO 

MAUÁ DA SERRA 

SÃO JOÃO DO CAIUÁ 

IBEMA

Compartilhe via: