A parceria CONAFER, FCPAAI, CINDEAS e Jutay Meneses viabilizou o projeto de peixamento no assentamento Juazeiro, em Marizópolis, na Paraíba.
Reunião com os pescadores no Assentamento Juazeiro ‧ Foto: reporterpb
O Assentamento Juazeiro, no Município de Marizópolis, no Sertão da Paraíba, foi escolhido como centro inicial do projeto de distribuição de 100 mil alevinos para o peixamento de açudes na região do Sertão da Paraíba. O projeto é uma iniciativa da CONAFER – Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil, escritório da Paraíba, sob a gerência de Júnior do Peixe, diretor de políticas públicas, da FCPAAI – Federação de Colônias de Pescadores, Aquicultores de Águas Interiores e CINDEAS – Cooperativa de Industrialização de Aquicultura e Agricultura Familiar da Paraíba.
O evento contou com a presença do Deputado Estadual Jutay Menezes (Republicanos), da Gerente Regional do INSS, Adelaide Nascimento de Lima, do ex-prefeito de Marizópolis, Zé de Pedrinho, do vice-prefeito Deuzinho Abreu, do presidente do CINDEAS, Adriano Pereira da Silva, presidentes de colônias de pescadores do Sertão filiadas à FCPAAI, presidente da Associação do Assentamento Juazeiro, além dos advogados Dr. Rijalma Oliveira e Dr. Felipe Morais.
O açude do Assentamento Juazeiro, no Município de Marizópolis, recebeu uma leva de alevinos do tipo Tilapia, visando o crescimento da produção para servir à atividade pesqueira regional. Além disso, os trinta e cinco pescadores presentes ao evento receberam cada um uma rede de pesca, ferramenta de trabalho dos profissionais, doados pela CONAFER e CINDEAS.
Júnior do Peixe destacou que a atividade da pesca é, para muitos, uma maneira de sobrevivência e renda familiar. A FCPAAI, desde a sua fundação, focou em contribuir e facilitar a atividade da pesca no Sertão da Paraíba, juntamente com as Colônias filiadas, e o projeto de peixamento dos açudes faz parte dessa contribuição, fornecendo alevinos para a sustentabilidade da categoria.
O Deputado Estadual Jutay Menezes, ao se fazer presente ao evento, relatou que seu gabinete tem contribuído para que o setor pesqueiro no Estado esteja ativo e que o Projeto de Peixamento busca fortalecer a categoria, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. Jutay lembrou que seu gabinete adquiriu recentemente uma VAN ODONTOLÓGICA e, em parceria com a CONAFER, tem disponibilizado para o Município de Marizópolis serviços de atendimento odontológico com a Dra. Millene Abreu para os filiados na pesca. Breve serão ampliados os serviços, com atenção para outras colônias de pescadores.
O Diretor de Políticas Públicas da CONAFER, Júnior do Peixe, disse durante o evento que o projeto de peixamento de distribuição de 100 mil alevinos seguirá mês a mês até dezembro no Sertão da Paraíba. Outras Colônias de Pescadores, filiadas à FCPPAI, serão beneficiadas nos próximos dias.
Com informações de Repórter PB