Um estudo publicado em 2022 pelos pesquisadores da Embrapa Territorial, Daniela Tatiane de Souza, Lucíola Alves Magalhães e Gustavo Spadotti Amaral Castro,  investigou os efeitos do crédito rural, salário e emprego da agropecuária sobre o PIB (Produto Interno Bruto) do  Matopiba, um polígono de 4 estados que compreende partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O período analisado foi de 2013 a 2017. A análise concluiu que as variações do PIB da agropecuária foram mais elevadas pela variável salários em comparação com a variável crédito rural. Esta informação é fundamental quando se pensa em uso dos recursos e estratégias de desenvolvimento de uma região. Matopiba é o quadrilátero formado por MAranhão, TOcantins, PIauí e BAhia, todos com o bioma Cerrado em comum, e principalmente, impactados por uma expansão econômica e geográfica intensas desde o final da década de 1980 

A economia do Matopiba se desenvolveu nas últimas 4 décadas tendo como base a produção agrícola dos hortifrutis e pecuária, cultivo de grãos e fibras, e principalmente, com as commodities soja, milho e algodão. Por meio de um modelo de vetor que leva em conta a produção agropecuária, dados de empregos e valores do crédito agrícola do Matopiba, foi possível criar um painel indicando quais variáveis impactaram, para mais ou para menos, no desenvolvimento econômico desta região com forte economia agrícola.

O Matopiba compreende partes do Cerrado do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

Em síntese, o trabalho da Embrapa Territorial avaliou a relação entre as variáveis: concessão de crédito rural, salário, emprego e PIB da Agropecuária na região do Matopiba. A variável que mais impactou positivamente na geração de riqueza foi o nível dos salários, que cresce à medida que melhoram o PIB e o nível de empregos. A notícia boa em relação aos financiamentos rurais e que chamou atenção, foi o alto impacto do aumento do volume de crédito sobre o PIB da agropecuária em um conjunto de 17 municípios situados entre o Oeste da Bahia, o Sul do Maranhão e o Sudoeste do Piauí com 73 milhões de hectares. A analista Daniela Tatiane de Souza, da Embrapa Territorial, avalia que o crédito rural melhorou a estrutura de produção e, consequentemente, os lucros do produtor, o que tende a incentivar o aumento do PIB da Agropecuária.

Lavoura agrofamiliar de oleaginosas para produção de biodiesel, em Tocantins, um dos 4 estados da região do Matopiba

A pesquisa empregou uma metodologia que utiliza painéis de dados para verificar a existência e o impacto das relações entre as variáveis, até então pouco utilizadas para estimativas regionais. O resultado obtido pelos autores está em um artigo científico apresentado no 50º Encontro Nacional de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). Para Daniela Tatiane de Souza, a pesquisa é muito importante para pensar estratégias de estímulo ao mercado de trabalho na agropecuária, bem como o papel do crédito rural em políticas públicas.

GeoMatopiba

O trabalho foi inspirado e utilizado dados de uma plataforma de dados sobre o Matopiba lançada pela Embrapa Territorial em 2020, o GeoMatopiba. Disponível gratuitamente online, ela é composta por painéis interativos com dados dos 337 municípios que compõem a região, sobre empregos formais, crédito rural e produção agropecuária, além das tecnologias da Embrapa disponíveis para a região. As informações são geoespacializadas e estão aceitas em mapas, gráficos e tabelas, com possibilidade de download. Clique aqui para acessar o GeoMatopiba:

Com informações da Embrapa.

Compartilhe via: