Quando agricultura familiar e sustentabilidade se unem, todos ganham, produtores e meio ambiente. Nesta terça-feira (8), uma reunião de grande valia para o setor agrícola e ambiental ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais, a CONAFER, em Brasília. O presidente do Instituto Brasília Ambiental, o IBRAM, Rôney Nemer, foi recebido pelos diretores da Confederação, marcando o início de uma parceria promissora. Durante o encontro, foram apresentados projetos inovadores que visam contribuir para um mundo mais sustentável e verde. Esta união entre a agricultura familiar e as iniciativas de preservação ambiental promete trazer benefícios para o setor rural e para o meio ambiente

Durante a reunião, o assessor parlamentar e da presidência da CONAFER, Melk Nicolas Saturnino, apresentou ao presidente do IBRAM os projetos pioneiros e transformadores desenvolvidos pelas diretorias da Confederação. Rôney Nemer teve a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas que têm sido implementadas proporcionando uma agricultura familiar responsável com o meio ambiente. De acordo com o presidente do IBRAM, muitas vezes o Instituto é chamado para atender uma comunidade que demanda coisas que não fazem parte da alçada do IBRAM e que, para isso, a parceria com a CONAFER seria bastante promissora.

“Quando a CONAFER me visitou no prédio do IBRAM, eu vi a possibilidade de fazermos uma caravana e irmos juntos, o IBRAM, a CONAFER, a EMATER e a Secretaria de Agricultura, para que a gente possa levar um cardápio que atenda os assentados naquilo que eles mais precisam, não só na questão ambiental, mas também nas questões que competem a CONAFER, contribuindo significativamente para aquela comunidade”.

Parceria estratégica inclui benefícios aos assentados 

Uma das principais discussões da reunião foi a preparação de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre a CONAFER e o IBRAM. Este acordo tem como objetivo formalizar a parceria entre as duas instituições e estabelecer diretrizes conjuntas para promover ações para a agricultura familiar e o meio ambiente. No primeiro estágio da colaboração, os assentados residentes no Distrito Federal serão os beneficiados.

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, o IBRAM, Rôney Nemer, concedeu entrevista para a TV CONAFER

“Esse é um projeto novo, nós estamos desenhando ainda junto com o IBRAM. No primeiro momento, nós vamos demarcar os assentados do Distrito Federal para conhecer e saber o que eles precisam de fato. Pode ser uma assistência técnica, um apoio jurídico, uma aposentadoria rural, ou até uma assistência médica. A CONAFER já tem um projeto parecido, a nível nacional, mas agora a gente vai ter um cuidado maior com o Distrito Federal. Mas, a intenção é levar o programa para os assentados de todo o Brasil”, disse o assessor parlamentar e da presidência da CONAFER, Melk Nicolas Saturnino.

Presidente do IBRAM, Rôney Nemer, ao lado do assessor parlamentar e da presidência da CONAFER, Melk Nicolas Saturnino

Ao unir forças com instituições ambientais, como o IBRAM, a CONAFER demonstra o potencial transformador da agricultura familiar na construção de um mundo mais verde e sustentável. O encontro entre as duas instituições marca o início de uma colaboração mútua seguindo a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e a conservação do meio ambiente.

Compartilhe via: