da Redação

Abertas novas turmas no Portal Saberes da Floresta, plataforma de acesso ao conhecimento da agricultura familiar brasileira; cursos são à distância e gratuitos, com 60% de aproveitamento tem certificação

O ambiente online é importante aliado na busca pela evolução tecnológica no campo. A educação à distância para os pequenos produtores, encontra no Portal Saberes da Floresta uma fonte de aprendizado sempre em sintonia com os antigos e os novos conhecimentos das culturas agroecológicas, suas origens, práticas e modernas técnicas de produção, com o objetivo de melhorar toda a cadeia produtiva das pequenas propriedades, e claro, o crescimento socioeconômico dos agricultores familiares por meio do desenvolvimento socioambiental.

Nesta segunda-feira, 24 de maio, o Portal Saberes da Floresta anunciou as inscrições para novas turmas já a partir de amanhã, dia 25. A carga horária dos cursos tem duração entre 20 e 40 horas. O prazo para matrículas vai até o próximo dia 09 de junho.

Saiba mais sobre os 10 cursos ofertados:

Manejo da Castanha

Este curso tem como objetivo apresentar informações básicas sobre as boas práticas de manejo da espécie: importância do manejo, marco legal, ecologia da espécie, valor socioeconômico da castanha, técnicas de manejo, beneficiamento, armazenamento e orientações para produção orgânica.

Manejo do Açaí

Este curso tem como objetivo apresentar informações básicas sobre as boas práticas de manejo do açaí: ecologia e botânica da espécie, exigências legais, técnicas de manejo, cadeia produtiva e orientações para a produção orgânica.

Introdução à Concessão Florestal

Neste curso serão apresentadas as informações básicas sobre as atividades em Concessões Florestais: conceito, onde estão, áreas disponíveis, legislações pertinentes, principais produtos e potencialidades.

Gestão de Empreendimentos Comunitários

Este curso tem o objetivo de apresentar boas práticas de gestão de associações e cooperativas, com foco no bom funcionamento dos órgãos de direção dessas organizações que atuam como empreendimentos comunitários na base florestal na Amazônia.

Introdução a Cooperativas e Associações

Este curso tem como finalidade ajudar a compreender as organizações sociais, e como elas podem ajudar a melhorar as relações econômicas, sociais e culturais comuns de grupo de pessoas, por meio de um empreendimento de propriedade coletiva e com gestão democrática.

Introdução ao Manejo Florestal

Este curso tem o objetivo de apresentar conceitos e práticas de manejo florestal sustentável.

Manejo Florestal Comunitário e Familiar

Este curso tem como objetivo apresentar conceitos e práticas sobre o Manejo Florestal Comunitário e Familiar como alternativa de geração de renda para comunidades da Amazônia.

Óleos e Resinas Florestais

Este curso tem como objetivo compreender os conceitos e procedimentos para extração de óleos e resinas florestais, bem como apresentar as potencialidades da cadeia produtiva.

Introdução à Recomposição com Ênfase nas Florestas Tropicais

Este curso tem como objetivo abordar as principais orientações para a recomposição da vegetação em florestas tropicais, a partir das etapas de coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, produção de mudas e construção de viveiros.

Manejo de Impacto Reduzido com Ênfase nas Etapas e Elaboração de Planos de Manejo

Este curso tem como objetivo apresentar as etapas do manejo madeireiro, destacando as atividades pré-exploratórias, atividades exploratórias e as atividades pós-exploratórias.

O tema central dos conteúdos é sempre o universo das florestas, o mais rico da natureza e o mais sensível às ações aplicadas ao meio ambiente. O desafio de empreender com práticas de sustentabilidade só pode ser vencido pela construção do conhecimento, e que é transformador ao ser aplicado em uma prática cotidiana pelos nossos produtores rurais.

Para mais informações e inscrições, acesse o site.

Com informações do Mapa.

Leave a Comment

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.