Nesta manhã de terça-feira (2), a TV CONAFER realizou a primeira transmissão de lançamento online do +Previdência Brasil. Foram celebrados acordos de cooperação técnica com 24 cidades dos estados da Bahia, Piauí, Pará, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rondônia, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais. Assim, a CONAFER, em parceria com municípios e associações, pode estender diretamente os benefícios da previdência social aos produtores rurais de todo o país. O assessor da Presidência, Jefferson Marlon, fez a transmissão acompanhado da diretora do +Previdência, Rafaela Cruz, e do vice-presidente da Confederação, Tiago Lopes. Pelas cidades, falaram prefeitos, secretários e representantes dos executivos municipais. Hoje à tarde tem nova transmissão a partir das 15h na TV CONAFER, com mais 14 cidades celebrando acordos de cooperação para garantir mais previdência aos nossos homens e mulheres do campo

Por meio dos acordos de cooperação técnica firmados em parceria entre a CONAFER, municípios e associações, será possível garantir uma vida melhor a milhares de agricultores, retirando muitas famílias da vulnerabilidade social e insegurança alimentar, que têm direito à aposentadoria, seguro defeso, salário maternidade e outros benefícios previdenciários, mas muitas vezes não tem como ter acesso pelas barreiras burocráticas e físicas, tanto pelo uso do meio digital ou até mesmo da falta de informação, e até a dificuldade de contratar um advogado. Com o +Previdência Brasil presente fisicamente nas cidades, teremos um facilitador e um garantidor de uma vida melhor para os nossos trabalhadores do campo, agricultores familiares que dedicam uma vida inteira pela agricultura, e por isso, têm seus direitos securitários garantidos pela Constituição.

Jefferson Marlon, assessor da Presidência da CONAFER, foi o apresentador da live que reuniu mais de 40 representantes dos executivos municipais de 24 cidades presentes no lançamento do +Previdência Brasil

A diretora de Governança e Integração de Sistemas e Convênios da CONAFER, e também diretora do +Previdência Brasil, Rafaela Cruz, deu boas-vindas aos representantes das cidades e deu mais detalhes sobre os objetivos do +Previdência Brasil, explicando que “por meio dele nós conseguimos superar algumas barreiras e entregar ao produtor rural uma política pública de forma menos burocrática. A partir de agora firmamos o compromisso entre a CONAFER, o INSS, a entidade de classe e com os agricultores dos municípios. Vamos trabalhar juntos com as entidades para que elas possam oferecer de forma simplificada, humanizada e gratuita a interposição de benefícios previdenciários rurais. A gente enxerga nesse projeto inúmeras vantagens, ao meu ver o melhor ponto é que isso muitas vezes é uma garantia de segurança alimentar para a pessoa ali na ponta. O que é importante dizer é que toda análise é feita pelo INSS. Ele é responsável por conceder ao não o benefício”. 

A diretora de Governança e Integração de Sistemas e Convênios da CONAFER, e também diretora do +Previdência Brasil, Rafaela Cruz, deu boas-vindas aos representantes das cidades e explicou com mais detalhes os objetivos do +Previdência Brasil a partir dos acordos firmados

A diretora do +Previdência Brasil, Rafaela Cruz, completou ao final da fala que “a CONAFER vai auxiliar as entidades que aderirem ao sistema, no treinamento das pessoas que vão atender a população, fornecendo materiais com dicas e capacitação sobre benefícios rurais. Fico especialmente grata e feliz por ver tanta gente unida em prol do mesmo propósito, que é melhorar a condição de vida de quem trabalha no campo. Me coloco à disposição, eu e toda a minha equipe, para tirar qualquer dúvida que possa surgir.

E muito obrigada por acreditar e caminhar juntos com a CONAFER”.

O vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, falou da importância de levar os direitos previdenciários aos agricultores, agradecendo o voto de confiança dos municípios e ressaltando o valor de encurtar distâncias para integrar todos os agrofamiliares espalhados por um país com dimensões continentais, como faz o +Previdência Brasil. “Em pleno século 21, em 2024, as necessidades dos nossos agricultores familiares, amparados pela Lei 11.326, de 2006. Vai governo, passa governo e as nossas necessidades de agricultores familiares, de homem do campo, de pessoas do interior, dos ribeirinhos, do pescador artesanal, do indígena, do quilombola, do meeiro, do posseiro, do agricultor convencional até quatro módulos fiscais, se tornou a mesma deficiência. Então, quando a CONAFER fala que busca o desenvolvimento, todo dia, ela encurta a distância com estes agricultores. Desenvolvimento, que pode ser de parcerias com o governo federal, encurtar distância entre o agricultor e as biotecnologias que existem em todo o mundo. Então, o nosso trabalho é esse, é encurtar a distância, é quebrar aquele paradigma, aquela grande mentira mundial de que países continentais, cidades, comunidades, territórios, que ficam distantes não podem ter acesso como grandes centros. Podem sim. Basta ter entidades que queiram fazer com que esta distância diminua”.

O vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, falou durante a live da importância de encurtar distâncias com os homens e mulheres do campo

Tiago Lopes ainda completou: “quero registrar aqui que contem com a CONAFER, contem com todas as secretarias que aqui têm, diretorias. Busquem projetos, busquem parcerias com a CONAFER, e se ainda não existe algum projeto que o município precise, busquem conosco. Vamos sentar, vamos conversar, CONAFER é parceiro de todos. Agradeço mais uma vez a estes municípios que nos ouvem, a estes municípios que se dispõem mais uma vez a acreditar, a acreditar também na CONAFER, dando esse voto de confiança e abrindo o município para que os projetos cheguem de uma forma breve e sucinta, e alcance o objetivo que é chegar aos agricultores lá na ponta, e todos aqueles que estão esperando o desenvolvimento chegar. Esta é a mensagem nossa aqui da Diretoria Executiva, em nome do nosso presidente Carlos Lopes, em nome de todos os funcionários e a todos estes que aqui nos escutam. Fiquem com Deus”.

É missão da CONAFER promover o desenvolvimento econômico e social de camponeses, pecuaristas, extrativistas, lavouristas, artesãos, pescadores, indígenas, quilombolas, posseiros, ribeirinhos, assentados e acampados em todo o território brasileiro. 

Fundada em 2011, a CONAFER atua para dar voz e autonomia aos protagonistas da moderna agroecologia: 40 milhões de agricultores familiares responsáveis por 70% da produção de alimentos que o Brasil consome.

Como representante de uma parcela significativa da agricultura familiar brasileira, a CONAFER apoia a agroecologia, as ações de sustentabilidade no campo, a segurança jurídica dos seus associados, o acesso ao crédito e o fortalecimento dos produtores rurais como importantes demandadores de consumo, contribuindo ainda mais para fortalecer a economia do país. 

A Confederação tem uma série de programas, produtos e serviços, desde crédito aos agricultores até centenas de convênios para os seus filiados; assessoria jurídica; emissão de CAF com suas associações; projetos de extensão rural, produção e geração de renda, como o ERA, Empreendedorismo Rural Agrofamiliar, na saúde com o Mais Vida Brasil, e programas consagrados, como o +Pecuária Brasil, maior programa de melhoramento genético do país presente em mais de 3,5 mil cidades.

Entre estes programas, o +Previdência Brasil busca dar qualidade de vida para as pessoas que trabalham no campo e contribuem para o desenvolvimento do país. É a união de ações que buscam levar políticas públicas aos produtores rurais, expandindo o INSS Digital nas comunidades que encontram dificuldade de acessar os serviços do INSS. E assim, assegurar a inclusão e a proteção social de todas as categorias de agricultores familiares, levando as políticas previdenciárias, superando desigualdades e as barreiras de acesso, assegurando os benefícios previdenciários a todos.

Municípios que participaram da 1ª transmissão do +Previdência Brasil pela TV CONAFER:

NOVA ITARANA -BA 

WANDERLEY – BA 

SENHOR DO BONFIM -BA

SANTA LUZIA DO PARUÁ-BA

SAÚDE-BA 

NOVA TERRA-BA

LENÇÓIS-BA 

CABROBÓ-PE 

CHAVES – PA

SENADOR RUY PALMEIRA – AL

ELISEU MARTINS – PI 

NOVO ORIENTE – CE 

QUITERIANÓPOLIS – CE 

CACIMBINHAS – AL 

VALE DO ANARI –  RO

SÃO ROMÃO – MG

SALESÓPOLIS –  SP 

CAMPANÁRIO – MG 

NOVO PROGRESSO -PA

CHAVES-PA

TUCURUÍ -PA 

LAVADEIRA – TO 

PORTO NACIONAL – TO

PONTO NOVO – BA

ITAPETIM-PE

Compartilhe via: