No último dia 23 de junho, o atendimento no sindicato SAFER, na goiana Luziânia, foi um sucesso de adesões e novas filiações. Mais do que a entrega das novas carteirinhas, a filiação garante uma série de serviços exclusivos da Confederação. Assim, a Diretoria de Governança e Integração de Sistemas e Convênios da CONAFER, avança nas ações de levar políticas públicas aos seus associados, ampliando a divulgação do +Previdência Brasil, atuando simultaneamente no auxílio e suporte de instituições parceiras, levando aos seus filiados: Aposentadoria por Idade Rural, Pensão por Morte Rural, Auxílio Reclusão Rural, Salário Maternidade Rural, Seguro Desemprego Pescador Artesanal, cópia de processos e revisão dos benefícios, tudo com um atendimento exclusivo garantido pela CONAFER

Rafaela Cruz (penúltima à esquerda), diretora da DGISC, Diretoria de Governança e Integração de Sistemas e Convênios da CONAFER, junto com a equipe da Secretaria Geral no atendimento aos novos filiados do sindicato SAFER de Luziânia-GO

O gerenciamento de todo o projeto do INSS com a CONAFER é feito pela Diretoria de Governança e Integração de Sistemas e Convênios, a DGISC, formada por uma equipe muito qualificada, responsável por facilitar e intermediar os serviços do INSS Digital para todos os agricultores familiares, pequenos produtores e empreendedores rurais filiados à Confederação. 

Este trabalho faz parte do programa +Previdência Brasil, resultado da parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (CONAFER) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que leva os serviços previdenciários e o INSS Digital aos agricultores familiares de todo o país. 

O programa +Previdência Brasil atua nas prefeituras municipais em conjunto com os sindicatos locais (SAFERs), as federações desses sindicatos (FAFERs), as cooperativas, associações e institutos, atuando simultaneamente no auxílio e suporte de instituições parceiras no atendimento ao público agrofamiliar, disseminando a educação previdenciária e expandindo o uso do INSS Digital. 

Nas Federações e Sindicatos, as demandas de um país inteiro. 

A estrutura nacional da CONAFER tem início com entidades de primeiro grau dentro do setor: os sindicatos locais, os SAFERs. Criados a partir de demandas do próprio agricultor, esses sindicatos não possuem nenhuma relação com partidos ou ideologias políticas, mas apenas com os trabalhadores do campo que buscam por espaços e garantias de existência. 

Os SAFERs vieram para suprir demandas de fomento do estado ao setor, como linhas de crédito e garantia da valorização do produto. Quando um estado atinge o número suficiente de SAFERs, uma Federação é criada naquela unidade da federação, a FAFER, servindo para levar as demandas dos agricultores aos poderes públicos, governo federal, ministérios e autarquias. 

Mantendo as premissas iniciais dos sindicatos e federações, a CONAFER é uma entidade sem fins lucrativos, cujo único objetivo é fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no país.

Compartilhe via: