Com o objetivo de capacitar mais de 20 representantes da CONAFER, de associações locais e lideranças das aldeias da região, a quarta edição do “Curso de Disseminadores de Informações Previdenciárias”, promovido pela CONAFER entre os dias 21 e 23 de novembro, foi um marco na cidade de Porto Seguro, Bahia. O programa +Previdência Brasil, resultado da parceria entre a CONAFER e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ganha cada vez mais destaque ao levar os serviços previdenciários e o INSS Digital aos agricultores familiares e povos originários de todo o Brasil, sendo a Bahia o estado da vez. Esta iniciativa visa simplificar a visão sobre o sistema previdenciário brasileiro, reconhecendo sua relevância e formando novos disseminadores desse conhecimento essencial 

Durante os três dias de curso, participantes vindos de diversas partes da Bahia foram capacitados e receberam uma estrutura completa para acomodação, alimentação e trabalho. Norma da CECAF, uma das participantes, expressou sua gratidão: “Adorei mesmo o curso, pensa num conhecimento gigante que adquiri aqui… fico muito agradecida, porque aqui atendeu todos os públicos com os quais a minha entidade trabalha. Eu tirei muitas dúvidas e derrubei muitos mitos sobre o INSS. Só tenho a agradecer a vocês da CONAFER, porque além de grandes conhecimentos, com certeza saí daqui com vários amigos”. 

Ivone, do Conselho de Alimentação de Porto Seguro, destacou a importância pessoal do curso: “Esse curso foi muito proveitoso pra mim pessoalmente. Agregou bastante. São informações muito importantes, sou muito grata por ter tido essa oportunidade e parabenizo a todos vocês pela iniciativa e pelos profissionais aqui presentes, se dedicado com tanta boa vontade e carinho, a gente vê sinceridade, verdade e boa vontade de estar passando essas informações pra gente”.

 Diretora Rafaela Cruz realizando as explicações sobre o conteúdo

A abordagem do curso foi direcionada à capacitação de líderes comunitários, escolhidos pela relevância e conhecimento local. Elvis, educador do PEP INSS, destacou a surpresa com a receptividade do público: “A minha surpresa aqui foi com o público, a gente já imaginava que seria diferente, tinha noção do que seria, mas não sabia que seria tão receptivo, ainda mais por um tema tão maçante como é a legislação previdenciária. O público assimilou bem o conhecimento, teve retribuição, interagiu bem e perguntaram. Claro que as dúvidas vão existir, por isso é bom continuar estudando, pesquisando, lendo e participando de eventos como esse, mas o público aqui surpreendeu, dominaram muito bem os conteúdos e o reconhecimento dos direitos dentro da legislação”.

Vislumbrando o aprendizado como uma ferramenta para a multiplicação de conhecimento, Marilândia, indígena de Barra Velha, afirma que “é um conhecimento muito rico pra mim, que vou poder levar o que aprendi aqui para a minha comunidade e ajudar a multiplicar o conhecimento. Tenho certeza que será de muita importância daqui pra frente. Agradecemos muito à CONAFER por esse grande momento de aprendizado, e espero retribuir passando adiante o aprendizado na minha comunidade.”

 Durante o evento, foi fornecida toda infraestrutura de alimentação

Rose Bezerra, supervisora da CONAFER em Porto Seguro, agradeceu a equipe envolvida e solicitou mais eventos desse porte na região. Já Noélia, educadora do PEP INSS e uma das responsáveis por ministrar o curso, ressaltou a missão de formar novos multiplicadores: “É muito gratificante trazer e disseminar conhecimento, temos essa missão de levar adiante as informações e orientação para os grupos, entidades, ONGs, associações… Esse é nosso papel, levar o conhecimento de forma real, com base na legislação aplicada aos benefícios previdenciários, e que essas pessoas tenham os direitos reconhecidos. Essa turma é maravilhosa, procurou saber, conhecer, questionar, com isso a gente entende que eles estão absorvendo e levando adiante o conhecimento da previdência social.” 

 Turma da quarta edição do Curso de Disseminadores de Informações Previdenciárias

Laiane Vilas Boas, representante da Secretaria de Assistência Social, enfatizou o comprometimento dos profissionais: “Foi extremamente produtivo, daqui com certeza sairão muitos disseminadores, inclusive eu que trabalho no CRAS. Pra mim a coisa mais importante pra mim foi o comprometimento dos profissionais em trabalhar com humanidade, o INSS a gente viu de uma forma humanizada, de ir in loco, de querer levar informação, chegar nas bases, do comprometimento de todos, principalmente da CONAFER. só temos a agradecer por esse grande evento.”

A cacica Tainá, da Aldeia Renascer de Alcobaça, reconhece no curso uma oportunidade para aprimorar seu papel de liderança: “Esse curso vai me capacitar melhor no meu trabalho, pois a gente que é liderança já faz esse trabalho de aposentadoria, auxílio maternidade e muito mais.”

O evento, além de capacitar, reforça o compromisso da CONAFER em empoderar comunidades rurais, indígenas e tradicionais, construindo uma sociedade mais justa e informada sobre seus direitos previdenciários. A parceria estratégica entre a CONAFER e o INSS abre caminhos para uma política previdenciária inclusiva e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento do país.

O +Previdência Brasil é o programa da CONAFER que busca dar qualidade de vida para as pessoas que trabalham no campo e contribuem para o desenvolvimento do país. É a união de ações que visam desenvolver a educação previdenciária e expandir o INSS digital nas comunidades de difícil acesso às agências do INSS. E assim, assegurar a inclusão e a proteção social dos povos indígenas, comunidades tradicionais, povos originários e quilombolas nas políticas previdenciárias, superando desigualdades e barreiras de acesso.

CONHEÇA O + PREVIDÊNCIA BRASIL 

O objetivo é levar atendimento às comunidades rurais que possuem dificuldades de locomoção para chegar até uma agência do INSS, garantir um atendimento humanizado, mais rápido, prático e de fácil acesso para o grupo agrofamiliar.

CUSTO PARA ADERIR AO PROGRAMA + PREVIDÊNCIA BRASIL

Não existe pagamento para aderir ao programa. O projeto é entregue às associadas sem custo algum. Sendo considerado uma prestação de serviço pública de relevante interesse social. As associadas não receberão nenhuma remuneração advinda do INSS, nem dos usuários pela execução do serviço, não sendo impedidas de cobrar a mensalidade associativa do beneficiário do serviço.

PARCERIA COM O INSS

É feita por meio da ACT e termo de colaboração. Podendo realizar os procedimentos para conseguir os benefícios para os associados por meio do INSS DIGITAL. Durante o processo de execução do ACT a diretoria se encontra disponível para treinamento, capacitação e auxílio nas eventuais dúvidas. 

ATENDIMENTO DO +PREVIDÊNCIA BRASIL

WhatsApp, telefone, e-mail e um polo presencial.

APOIO 

Interlocução com o INSS; Orientação para firmar o termo de adesão; Atendimento aos beneficiários;  Auxílio para requerer benefícios; Assistência para judicializar demandas; Fornecimento de material de capacitação.

EDUCAÇÃO

É realizada por meio de dicas, cartilhas, cursos, palestras e treinamento

BENEFÍCIOS DO INSS ATENDIDOS PELO INSS DIGITAL 

Salário Maternidade rural; Seguro defeso pescador artesanal; Aposentadoria por idade rural; Auxílio Reclusão rural; Pensão por morte rural e outros benefícios 

CONSULTORIA JURÍDICA PREVIDENCIÁRIA

A Consultoria Jurídica é gratuita, para o atendimento presencial é necessário fazer agendamento pelo telefone (61)99929-6868. Para atendimento remoto é necessário ter os dados do MEU INSS.

Compartilhe via: