Há dois meses, o projeto Quarta-Verde da Secretaria Nacional Indígena (SNI) arrecada, semanalmente, verduras e frutas na Feira do Produtor para fazer doações às comunidades indígenas e periféricas do Distrito Federal. A ação social já entregou alimentos para os povos Guajajara, Fulni-ô, Bororó, Kariri Xocó da aldeia do Noroeste e para os indígenas venezuelanos do Café Sem Troco, além de também beneficiar a comunidade carente do Sol Nascente, em Ceilândia

O Quarta-Verde é reflexo do compromisso da CONAFER com a promoção da alimentação de qualidade, do bem-estar e da saúde nas aldeias. No total, a iniciativa já beneficiou mais de 500 pessoas do Distrito Federal. Toda quarta-feira a Secretaria Nacional Indígena recebe doações e arrecada hortifruti para levar até as comunidades indígenas e lugares carentes do DF.

Nesta semana, as colaboradoras Luciana Alves, Greice Coelho e Dilva Martins coordenaram a arrecadação de alimentos para serem doados. O resultado foi o povo Araus com muitos alimentos frescos na mesa. Isso porque o projeto forneceu cerca de meia tonelada de verduras, legumes e frutas frescas para os indígenas venezuelanos da região do Café Sem Troco. 

Ao longo desses dois meses de projeto, a Secretaria Nacional Indigena ajudou não só os indígenas venezuelanos do Café Sem Troco, mas também os povos Guajajara, Fulni-ô, Bororó, Kariri Xocó da aldeia do Noroeste. O benefício atinge as aldeias e regiões pobres, por isso os alimentos do Quarta-Verde também foram entregues para os moradores do Sol Nascente, em Ceilândia.

Atualmente, o Quarta-Verde atende a população do Distrito Federal. Mas a CONAFER pretende que essa corrente solidária ultrapasse os limites do DF e se expanda para outros estados do Brasil. Não é atoa que a iniciativa já está chegando à Bahia. A ideia é, em breve, distribuir os frutos do plantio realizado pelos assessores na região para as aldeias indígenas e também para as comunidades carentes do estado. 

Por enquanto, a equipe da Secretaria Nacional Indígena continua fazendo parcerias com os vendedores da Feira do Produtor, localizada em Vicente Pires, Distrito Federal. Muitas frutas e verduras são doadas para a CONAFER distribuir para a população carente das aldeias e favelas locais. A demanda atual da SNI é buscar novos colaboradores e doadores para participarem do projeto e, dessa forma, garantir que o Quarta-Verde alcance outros estados brasileiros. 

A CONAFER tem o compromisso de causar um impacto positivo e aumentar o alcance para um número maior de pessoas beneficiadas, com a doação de frutas, verduras e legumes. Além de possibilitar uma alimentação saudável e a sustentabilidade nas aldeias, a iniciativa Quarta-Verde leva mais alegria e esperança para as famílias que, agora, têm comida de qualidade na mesa não só na quarta-feira, mas em todos os dias da semana. A formação de novas parcerias reforça a rede de apoio e prepara a equipe para atuar com o projeto em outras regiões do Brasil. Com dedicação e união, a entidade busca transformar vidas e fortalecer os povos originários.

Compartilhe via: