Há três meses, o projeto Quarta-Verde da Secretaria Nacional Indígena (SNI) arrecada, semanalmente, verduras e frutas na Feira do Produtor para fazer doações às comunidades indígenas e carentes do Distrito Federal. Agora, a iniciativa também chegou em mais dois estados com a entrega de alimentos para os povos indígenas Karitiana e Karipuna, em Porto Velho, Rondônia, e para o povo Pataxó Hã-hã-hãe, na terra indígena Caramuru Catarina Paraguassu, na Bahia. No Distrito Federal, a ação social já entregou hortaliças para os povos Guajajara, Fulni-ô, Bororo, Canela, Kariri Xocó da aldeia do Noroeste e para os indígenas venezuelanos do Café Sem Troco, além de também beneficiar a comunidade carente do Sol Nascente, em Ceilândia

O Quarta-Verde é reflexo do compromisso da CONAFER com a promoção da alimentação de qualidade, do bem-estar e da saúde nas aldeias. Toda quarta-feira a Secretaria Nacional Indígena recebe doações e arrecada hortifrutis para levar às comunidades indígenas e comunidades carentes. O projeto que teve início no Distrito Federal, começa agora uma fase de expansão para outros estados. Neste mês de novembro, a equipe da Secretaria Nacional Indígena estreou o projeto Quarta-Verde em Rondônia e Bahia, beneficiando os povos indígenas Karitiana, Karipuna e Pataxó Hã-hã-hãe.

Nesta quarta-feira, 27 de novembro, a equipe da SNI que atua na Casa do Índio, localizada no bairro Arigolândia, em Porto Velho-RO, percorreu comércios e feiras para arrecadar doações de frutas e verduras. Com esses recursos, os colaboradores Pedro Kaxarari, Darlene Karitiana, Beatriz Benevides, juntamente com os coordenadores Joselma Rocha e Erivan Benevides, promoveram uma jornada de solidariedade e troca com as comunidades indígenas. No total, cerca de 30 famílias foram beneficiadas com as doações.

Também nesta semana, os colaboradores fizeram uma compra direta de produtos orgânicos locais na região de Taquari, na Bahia. Com o objetivo de fortalecer a economia e a autonomia dos povos originários, a equipe também arrecadou doações de hortaliças e sementes para produtores indígenas Pataxó Hã-hã-hãe da terra indígena Caramuru Catarina Paraguassu.

A atuação do Quarta-Verde nos estados de Rondônia e Bahia representa a concretização dos planos iniciais do projeto, pois a Secretaria Nacional Indígena da CONAFER pretende que essa corrente solidária ultrapasse os limites do DF e se expanda para outros estados do Brasil. A ideia é distribuir hortifrutis produzidos nas aldeias da Bahia para as aldeias indígenas que precisam destes alimentos, além das comunidades carentes do estado. 

Nesta semana, o Quarta-Verde continuou atuando em Brasília, levando as doações de alimentos para o povo Bororo, que reside no Noroeste do Distrito Federal e para o povo Canela, que vive no Paranoá. Atualmente, a SNI busca novos colaboradores e doadores pelo país para participarem do projeto e, dessa forma, garantir que o Quarta-Verde alcance mais estados brasileiros, como faz no Distrito Federal, Rondônia e Bahia. 

A CONAFER tem o compromisso de avançar neste projeto e aumentar o alcance para um número maior de pessoas beneficiadas, com a doação de frutas, verduras e legumes. Além de possibilitar uma alimentação saudável e a sustentabilidade nas aldeias, a iniciativa Quarta-Verde leva esperança para muitas famílias. A formação de novas parcerias em novos estados, como é o caso de Rondônia e Bahia, reforça a rede de apoio e prepara a equipe para atuar com o projeto em outras regiões do Brasil. Com dedicação e união, a entidade busca transformar vidas e fortalecer os povos originários.

Compartilhe via: