da Redação

Abertura na TI Caramuru ocorreu no mesmo dia em que Carlos Terena, idealizador dos Jogos Mundiais do Povos Indígenas, faleceu em Brasília; os Pataxó do Sul da Bahia, da TI Caramuru Catarina Paraguaçu, vivem um momento histórico de união em torno dos valores ancestrais e culturais, e isto está ocorrendo por meio do esporte

Os Pataxó do Sul da Bahia, da TI Caramuru Catarina Paraguaçu, vivem um momento histórico de união em torno dos valores ancestrais e culturais. E isto está ocorrendo por meio do esporte. Há algum tempo este resgate havia sido planejado com a ideia de uma grande edição do Campeonato de Futebol após o término da construção do Estádio Indígena Caramuru Paraguaçu

Apenas depois da vacinação dos aldeados e de medidas de isolamento social, os Jogos Indígenas foram iniciados. O evento contou com a presença de toda comunidade Pataxó, diversas lideranças e aldeias da região.

Neste mesmo dia do lançamento dos Jogos da Caramuru, o grande líder indígena, Carlos Terena, após uma luta contra a Covid-19, partiu aos 66 anos para o mundo dos encantados. Terena nasceu no distrito de Taunay, Aquidauana-MS, e ainda jovem veio para Brasília, onde se transformou em líder dos Terena e voz dos povos originários do todo o Brasil na busca por seus direitos.

Um abertura que emocionou a todos

Para iniciar o evento, foi realizado com todos os participantes e organizadores uma grande oração no centro do gramado conduzido pela Maria Muniz e Pajé Rita Muniz. A abertura dos jogos aconteceu com a apresentação dos grupos de Tohé Cultura Viva e Txihy Xohã. O tohé Pataxó Hahahãe é cantado em momentos de tristeza da aldeia, mas também em momentos alegres de celebração, porque é um ritual de integração do sentimento indígena, uma forma de oração coletiva.

Antes do campeonato de futebol, a Maria Muniz fez um discurso sobre o incentivo ao esporte, a importância de preservar as tradições indígenas, lembrando dos cuidados sanitários, dos valores ancestrais e do apoio da CONAFER dentro da comunidade e para a realização do evento. Falaram também Raimunda Matias, Hugo Pataxó, Pajé Rita Muniz e Burain de Jesus Pataxó, secretário Nacional de Tradições e Culturas dos Povos Originários.

O futebol começou às 15 horas com um minuto de silêncio em homenagem a Enzo Gabriel, criança da comunidade que foi vítima de um acidente no último dia 3. A primeira partida aconteceu entre Caramuru x Mandacaru. Em um jogo que começou pegado, logo no início o Caramuru mostrou a força de conjunto da equipe, e com alguns destaques individuais, acabou abrindo o placar com Rodrigo Rocha e conduzindo o jogo de forma soberana, resultando no placar final Caramuru 6 x 0 Mandacaru.

Depois do apito final da partida, deu-se início ao sorteio do bingo. com o 1º primeiro lugar levando uma novilha de 10 arrobas, o 2º lugar um porco de 2 arrobas e o 3 lugar um kit de maquiagem. Os Jogos seguem por mais alguns meses com 15 equipes disputando o campeonato, apresentações de tohés e com o envolvimento das aldeias do território dos Pataxó.

Compartilhe via:

Leave a Comment