Na terça-feira, 9 de abril, o Deputado Celso Maldaner, líder representativo da Agricultura Familiar dentro da FPA (Frente Parlamentar da Agricultura), recebeu em seu gabinete o Presidente da CONAFER, Carlos Lopes, junto com o Secretário Geral da Confederação, Tiago Lopes.

Primeiramente, o Presidente apresentou as principais diretrizes da CONAFER para o ano de 2019, visando convergência e congruência política, legislativa e econômica com a FPA e o setor como um todo.
Após a apresentação e posterior análise do deputado, ele deixou claro que trabalha pelas mesmas linhas de defesa e atuação, a busca por um setor produtivo e proativo, qualificado como empreendedor. Por isso se faz necessário uma agenda de empreendedorismo rural, que busque melhorar tecnologia de produção, gerando mais empregos, e estimulando o comércio através do escoamento e exportação. Essa é uma agenda que atinge dos menores agricultores familiares ate os maiores produtores rurais, dos indígenas aos quilombolas, dos ribeirinhos aos pescadores artesanais.
Foi apresentado também a proposta de criação da FPER, Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo Rural, que une políticos do Senado e da Câmara em uma frente de atuação para desenvolvimento do setor econômico e produtivo do campo. O Deputado achou bem salutar, mas pediu tempo para conversar com o FPA para estudar a possibilidade de absorver e saber se eles mesmos tem condições de empenharem esse papel de trazer mais proatividade ao setor. O nobre Deputado colocou a FPA à disposição da CONAFER para qualquer coisa que precise, como requerimentos, audiências públicas e convites para órgãos ou representantes de autarquias.
Ficou encaminhado uma próxima agenda para alinhar as sistemáticas de liberação de crédito, PRONAF, Reforma Agrária, conflito agrário e diretrizes gerais de atuação.

Compartilhe via: