Na última semana, no dia 20 de junho, a cidade de Agudos em São Paulo, mais especificamente o distrito de Domélia, foi palco de um importante evento para os agricultores familiares e trabalhadores do campo da região. Foi lá que aconteceu a apresentação do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Agudos, uma entidade que surge para levar a voz dos trabalhadores do campo ao poder público, buscando suprir necessidades e batalhar por condições mais dignas de vida.
O evento contou com a presença de importantes pessoas simpáticas à causa da Agricultura Familiar. Dentre os presentes estava o Sub-Prefeito Luis Claudio, do distrito de Domélia, o Vice-Prefeito Jaime Caputi, a Vereadora Ana Caputi, o Diretor de Agricultura de Duartina, Sidiney, a Chefe do Gabinete de Paulistânia, Cidinha, o Sec. de Esportes de Paulistânia, Ordilei e o companheiro Denis, presidente do SAFER de Botucatu.

Foram diversas pautas discutidas, mas o foco principal se manteve nos serviços e benefícios que o Sindicato pode trazer aos trabalhadores da região, mostrando como poderia favorecer a todos na busca por dignidade de viver e trabalhar. Foram diversos movimentos e assentamentos que acompanharam as discussões, inclusive o pessoal do Agrocentro em Maraci, com interesse em se filiar à CONAFER depois de ver todas as vantagens.
Sobre os encaminhamentos principais, ficou confirmado com o Sub-Prefeito um espaço pra escoar os produtos da Agricultura Familiar uma vez por semana na cidade. A Vereadora Ana também se mostrou proativa, garantindo que iria criar e pautar na Câmara um projeto que abre um espaço de escoamento 2 vezes na semana, como uma feirinha de orgânicos organizada pela cidade. Além disso, outras questões foram alinhadas, como a cessão de um barracão público em Domélia para interposto e escoamento do produto.



Depois de tantos debates, decisões e planejamento, todos tiveram o prazer de desfrutar um grande almoço providenciado pelas trabalhadoras rurais da região. De barriga cheia e satisfeitos, todos foram embora do evento com um sentimento de que muitas coisas boas estão por vir em breve.

 

Compartilhe via: