A Secretaria de Assuntos Indígenas da CONAFER proporcionou um intercâmbio entre os parentes Pataxó da Aldeia Embiruçu em Carmésia-MG e os Tupinambá do Baixo Tapajós no Pará, com o objetivo de trocar experiências culturais, sociais, históricas e religiosas. O resultado desse intercâmbio foi o resgate do Ritual do Jabuti, uma prática ancestral que havia se perdido e agora, graças aos Encantados, está de volta ao povo Tupinambá. Leia abaixo o relato do Cacique Romildo Pataxó sobre a viagem.

Eu, Cacique Romildo (Txonâg) da Aldeia Embiruçu – Minas Gerais fui indicado pelos meus Guias (os Pajés) para uma missão a ser feito em algumas aldeias no Pará, juntamente com os guias de Tamory. Fizemos a viagem com as nossas famílias, cada um com sua missão a cumprir durante o percurso nas aldeias dos nossos parentes.
Passamos na aldeia dos Tupinambás do Baixo Tapajós, assim fizemos os trabalhos a ser feito, mas nunca imaginava que meus sonhos se tornassem realidade ao ver aquela aldeia, que já fazia parte da minha vida, quando nossos Encantos de Luz devolveram o Ritual Sagrado aos nossos parentes, o Ritual do Jabuti.
Seguimos a viagem para a aldeia dos povos Gavião e Kayapó, encontrando lá com duas realidades parecidas com a nossa, que vai ficar na nossa memória. É o momento de refletir… Dois povos que mantém a língua do seu povo no dia-a-dia, mas esqueceram da sua verdadeira identidade que é a cultura e os Rituais Sagrados do seu povo.
Foi um trabalho de lição de vida e que daqui pra frente seguir firme em nossos Rituais, nosso bem precioso divino, que Deus e nossos Encantos de Luz nos escolheram como seus filhos produtivos.





Compartilhe via: