A CONAFER recebeu em Brasília, Andreia Pereira Amorim, secretária de Estado Adjunta de Agricultura e Pecuária, e Rhafaela Aquino Rodrigues, superintendente de Políticas de Desenvolvimento Rural, do primeiro estado a fechar o Acordo de Cooperação Técnica do +Pecuária

O programa + Pecuária Brasil já é um sucesso em todo o país. Mas o primeiro estado a fechar o ACT com a CONAFER foi o Estado do Maranhão. Recentemente, a SECOM fez uma entrevista com Sérgio Belmiro, que comanda a SAGRIMA, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca,oportunidade em que o secretário falou da satisfação e da importância da parceria para o setor agropecuarista do Estado.

E nesta terça-feira, 11 de maio, representantes do governo do Maranhão, estiveram presentes na CONAFER para falar dos trabalhos para a efetivação do +Pecuária. Andreia Pereira Amorim, secretária Adjunta de Agricultura e Pecuária, relatou a sua viagem por todo o Estado quando levou o projeto ao conhecimento dos agropecuaristas maranheneses.
Andreia Amorim, destaca “a oportunidade de mudar o cenário agropecuarista do Maranhão, levando tecnologia de melhoramento genético, e principalmente, um olhar do Estado para os seus pequenos pecuaristas. Mostramos que todos os agricultores são importantes, e que estamos ao lado deles, lá na propriedade rural, onde a realidade acontece”.

Por meio do +Pecuária, os produtores maranhenses terão apoio técnico e acompanhamento pela SAGRIMA para levar as doses de sêmens, insumos e logística de responsabilidade da CONAFER e ALTA GENETICS.
Os agropecuaristas familiares terão um produto de alta qualidade para a inseminação artificial dos seus rebanhos, com sêmens de touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA BRASIL, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.

Mais tecnologia, mais sustentabilidade, mais produtividade, muito mais lucro

O +Pecuária é a garantia de um rebanho certificado, facilitando a comercialização e agregando valor ao produto final, eleva em diversas vezes a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade do produtor. A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas hoje pela bovinocultura.

+Pecuária é uma vitória para o Estado do Maranhão

O ACT firmado com o Maranhão, é resultado do desejo da CONAFER de levar tecnologia por meio do melhoramento genético aos agropecuaristas familiares de todo o país. A SAGRIMA e o seu corpo técnico desde o início do trabalhos vislumbrou o sucesso na efetivação do programa + Pecuária Brasil.

Concretizar esta valiosa parceria e a efetiva implantação do projeto, é para a CONAFER motivo de enorme alegria por estar ao lado de quem promove o crescimento socioeconômico de milhares de agricultores familiares maranhenses.

O programa +Pecuária Brasil

A CONAFER, em parceria com empresa líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, desenvolveu o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite dos agropecuaristas familiares brasileiros.
O +Pecuária Brasil é um divisor de águas no campo, e vai contribuir para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas do segmento da agricultura familiar. Em parceria com as Secretarias de Agricultura e Agropecuária dos estados, a CONAFER fará a doação de centenas de milhares de doses de sêmens durante os próximos 4 anos em pequenas propriedades em todas as regiões do território nacional.

Compartilhe:

Leave a Comment

Assine a nossa newsletter
Fique por dentro de tudo que acontece aqui.

CONAFER - 2022