25 DE MAIO. DIA DO TRABALHADOR RURAL.

Somos todos homens e mulheres do campo, trabalhadores rurais deste imenso país, desde o tempo do arado, das enxadas, das foices e das mãos calejadas. Somos extrativistas e somos pescadores artesanais. Somos da lavoura e do gado. Somos produtores de frutas e colhemos o feijão. Somos semeadores de florestas e cortadores de cana no sol a pino. Somos trabalhadores da terra e dela retiramos nosso sustento.

Em nosso país, milhões de trabalhadores rurais conquistaram sua própria terra, evoluíram nas áreas de plantio, desenvolveram a produção, ampliaram as culturas, melhoraram a condição da família, preparando as novas gerações para se fixar na propriedade.

Outros trabalhadores rurais ainda estão em busca do seu lugar, do crédito fundiário para compra do imóvel rural, assentados em terras do União, muitos vivendo em condição de subsistência em busca dos seus direitos, trabalhando como temporários e muitas vezes como escravos no campo.

O dia de hoje é dedicado ao trabalhador e trabalhadora rural, comemoração instituída pelo decreto de lei 4.338, de 1º de maio de 1964. De cada 5 brasileiros, 1 é trabalhador rural. Ou 21% da população brasileira, um imenso contingente de 40 milhões de trabalhadores rurais.

Data é homenagem ao deputado federal Fernando Ferrari, morto em acidente de avião

A data é uma homenagem para pessoas que trabalham no campo e têm como marco a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que ocorreu no dia 25 de maio de 1963, um dos políticos mais engajados na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e questões da terra.

Fernando Ferrari, em 1947, elegeu-se deputado estadual pelo PTB, no Rio Grande do Sul. Em 1950, elegeu-se deputado federal, reelegendo-se em 1954 como o candidato a deputado federal mais votado no Brasil. O maior destaque de sua atuação parlamentar foi seu envolvimento com a Reforma Agrária. Ferrari elaborou o Estatuto do Trabalhador Rural, aprovado em 1963.

Sabemos que o trabalho no campo é um trabalho extenuante e que exige vigor, resiliência e inteligência para tirar o melhor da terra. E também sabemos que é este trabalho rural que alimenta mais de 70% dos brasileiros, que garante a segurança alimentar da nação e a grande riqueza agrícola do país. Todos os dias, de sol a sol.

Parabéns aos trabalhadores rurais do Brasil!

Compartilhe via: