A Terra Indígena Coroa Vermelha, localizada ao sul do Estado da Bahia, possui uma área aproximada de 1,5 mil hectares, nos municípios de Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro. Exatamente nesta região do país onde vive o povo pataxó, entre sexta e sábado, dia 22 de abril, choveu em 12 horas exatos 417 milímetros. Cabrália ficou coberta pelas águas do rio e do mar, formando um cenário de destruição. Foram diversos alagamentos e famílias inteiras precisaram ser retiradas do local com caiaques e pranchas de stand up. Conforme informou o cacique Zeca Pataxó, coordenador do MIBA, Movimento Indígena da Bahia e assessor da CONAFER, a juventude indígena está recebendo doações na Escola Indígena, onde até sábado mais de 50 famílias se abrigavam no local, e também na Escola Municipal. Cacique Zeca trabalhou com equipes de resgate e apoio da Defesa Civil. Um dos locais mais atingidos foi o bairro Carajás, onde muitos pescadores perderam, além das casas, toda a produção de frutas e hortaliças. Fora de seus lares e sem renda no momento, os desabrigados precisam da solidariedade de todos 

A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, decretou estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o município desde sexta-feira, dia 21 de abril. A situação é de calamidade pública, porque além da enchente e dos danos causados, doenças podem aparecer enquanto a cidade permanece submersa. O governador Jerônimo Rodrigues foi acionado e disponibilizou apoio da Defesa Civil estadual. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também prometeu apoio à cidade, segundo o prefeito.

A forte precipitação pluviométrica caiu logo após o encerramento dos XVI Jogos Indígenas Pataxó realizado em Santa Cruz Cabrália. Os indígenas do território são trabalhadores da agricultura familiar, da pesca, do artesanato, das culturas da mandioca e farinha de cuba, do abacaxi, da melancia, e também da pecuária, de corte e leite. Os pataxó de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, também atingida pelas fortes chuvas, são agricultores familiares filiados a CONAFER, e sob a liderança do cacique Zeca Pataxó, vivem em uma comunidade de 500 famílias, 2,1 mil indígenas plantando feijão, mandioca, cacau, laranja, arroz, diversas roças em Coroa Vermelha.

De camisa verde, Cacique Zeca Pataxó, coordenador do MIBA, Movimento Indígena da Bahia e assessor da CONAFER, trabalha com equipes de resgate e apoio da Defesa Civil em Cabrália

Quem quiser doar alimentos, agasalhos, colchões  e roupas, pode ir até o Colégio Estadual de Coroa Vermelha e levar a sua doação. O cacique Zeca Pataxó informa que foi disponibilizado um veículo para dar assistência às famílias, e que também já está recebendo as doações. Segundo Zeca Pataxó, os bairros mais atingidos foram: Carajá, Cruzeiro e Beira Rio. A aldeia também teve alagamentos.

Com informações MIBA, Movimento Indígena da Bahia e do GN, Giro de Notícias.

Compartilhe via: