da Redação

A lista com os produtos e os estados contemplados tem validade de 10 de novembro a 9 de dezembro de 2020, conforme Portaria nº 33, da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Com base em pesquisa de preços de mercado efetuada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no mês de outubro, foi publicada a lista de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito a bônus do governo federal no mês de setembro nas operações de crédito pelas instituições financeiras. Em novembro serão contemplados os seguintes produtos: 

Banana
Borracha natural cultivada
Castanha de caju
Feijão-caupi
Manga
Maracujá 
Mel de abelha

Foto: Embrapa

Os produtos que registraram queda de preço de mercado terão descontos no momento de amortização ou liquidação do crédito. Segundo o ministério, para os agricultores que têm operações de investimento sem um produto principal, que é a fonte de renda para pagamento do financiamento, há o bônus da cesta de produtos. Nesses casos, os descontos são calculados por meio de uma composição dos bônus do feijão, leite, mandioca e milho.

O recebimento de bônus do PGPAF ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor utilizar o valor como desconto no pagamento ou amortização nas parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. 

Foto: Prefeitura de Boa Vista

Estados contemplados: 

Alagoas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Mato Grosso do Sul
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Sergipe 
Tocantins

Compartilhe via: