No último dia 22 de outubro, Júlio César Chaves, Secretário de Políticas Sindicais da CONAFER e presidente da FAFER-PI, representou a Confederação em cerimônia na cidade de José de Freitas-PI (48 km da capital Teresina) para receber o prêmio Águia de Ouro Destaque 2022. Este é um reconhecimento da sociedade piauiense pelas ações e trabalhos que a entidade realiza na agricultura familiar piauiense por meio da Federação e dos sindicatos SAFERs. A escolha dos premiados é pelo voto popular com diversos segmentos com uma enquete do conceituado blog de Paulo Caveiro, em que os internautas respondem à pergunta: ‘’em sua opinião quem é o destaque do ano?‘’. E na categoria organização sindical, quem venceu foi a CONAFER competindo com outras entidades do setor, mostrando o reconhecimento da marca agrofamiliar brasileira e o seu trabalho sindical

São muitas ações que vêm sendo realizadas ao longo de 2022, destacando-se a organização das associações com várias emissões de DAP Jurídica, do CAR, o Cadastro Ambiental Rural, e de PRONAFs com mais de 1 milhão de reais. O resultado é um crescente desenvolvimento da organização agrofamiliar no município, o que fez a população reconhecer a CONAFER como marca líder em seu segmento. 

A escolha dos premiados é pelo voto popular dos internautas por meio de uma enquete em que os internautas respondem à pergunta: ‘’em sua opinião quem é o destaque do ano?”

A FAFER do Piauí, presidida pelo secretário de Políticas Sindicais da CONAFER, Júlio César Chaves, recentemente filiou 400 novos associados, em José de Freitas, por meio da Associação de Pescadores. Outra ação no estado piauiense, aconteceu no assentamento Santiago, na cidade de União. Ao longo dos anos, os assentados no estado vinham tendo dificuldade em participar das chamadas públicas do PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, até que receberam o direcionamento e a orientação da CONAFER para conseguir a DAP jurídica e realizar o sonho da comunidade. Outro trabalho importante que vem obtendo sucesso, é a certificação de muitos associados da FAFER-PI pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o SENAF, o Selo Nacional de Agricultura Familiar.

O secretário de Políticas Sindicais da CONAFER, Júlio César Chaves, recebe o prêmio das mãos de Paulo Craveiro, blogueiro conceituado no município de José de Freitas – PI.

A FAFER do Piauí, a exemplo das outras federações da CONAFER, vai seguir atuando na criação de unidades sindicais, prestando assessoria nas comunidades de agricultores, buscando a regularização das propriedades rurais, levando políticas públicas nos assentamentos, nas aldeias indígenas e comunidades quilombolas do estado. E assim, manter a marca CONAFER como destaque em José de Freitas e todo o Piauí.

Veja também:

Compartilhe via: