Neste mês, entre os dias 11 e 22 de novembro, ocorre a 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29) em Baku, capital do Azerbaijão, um país localizado entre o Leste Europeu e a Ásia Ocidental. A comitiva da CONAFER chegou neste evento internacional, terça-feira, dia 19 de novembro. Todos os anos, a Conferência reúne países, organizações e representantes da sociedade civil para discutir e negociar medidas contra as mudanças climáticas. Dentre os principais objetivos estão limitar o aumento da temperatura global, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade ambiental

A comitiva da Confederação formada pelo vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, pelo Diretor Internacional da CONAFER, Davi Feo, e pelo Secretário Nacional de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, chegou em Baku, no Azerbaijão, na madrugada desta terça-feira (19). Agora, eles se juntam aos líderes de países, representantes de governos, empresários e ativistas que estão reunidos na 29ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP29). A ideia é discutir o futuro do planeta diante das mudanças climáticas, que já afetam o Brasil e o mundo. Os principais temas de debate serão o financiamento climático e a transição para fontes de energia mais sustentáveis. O estádio olímpico de Baku, localizado no centro da cidade, é o local da cúpula.

O vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes e o Secretário Nacional de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, na COP29 do Azerbaijão

A CONAFER sempre implementa ações de preservação da natureza em suas atividades, por isso a COP29 é o espaço ideal para a entidade discutir sobre novas tecnologias e práticas sustentáveis. O objetivo da Confederação é trazer mais eficiência na produção agrícola, reduzir custos e minimizar os impactos ambientais. Este encontro vai de acordo com os valores da CONAFER, pois promove o uso de energias renováveis, que contribuem para a conservação do meio ambiente, bem como a preservação do solo e a redução da emissão de gases do efeito estufa.

O vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, está com grandes expectativas para encontrar novidades na Conferência internacional e, logo, implementar nas atividades de agropecuária da Confederação: “Hoje, iniciamos a nossa participação na COP29 em Baku, no Azerbaijão, onde teremos vários painéis e várias palestras na tentativa de buscar tecnologias, inovações e benefícios sustentáveis para os nossos filiados”, destaca.

Vice-presidente da CONAFER, Tiago Lopes, em discurso sobre a CONAFER no Pavilhão do Ministério do Turismo do Brasil, na COP29 de Baku, no Azerbaijão

Sabendo da importância de usar a voz e a ação para garantir a preservação da biodiversidade nos próximos anos, o Secretário Nacional de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, fala que o objetivo é levar sustentabilidade para os territórios dos associados da Confederação. “Mais uma vez, estamos aqui ajudando na discussão sobre o meio ambiente e tecnologia para alcançarmos a meta climática para os próximos anos”, diz.

Secretário Nacional de Políticas de Monitoramento e Segurança no Campo, Geovanio Katukina, em discurso na COP29 do Azerbaijão

Frase do painel na COP29, no Azerbaijão, diz: “Sua voz, sua ação, seu futuro”

A COP29 é uma oportunidade importante para avaliar o progresso do cumprimento das metas do Acordo de Paris, que tem como objetivo limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C até o final deste século. Dessa forma, os participantes podem discutir como acelerar as ações necessárias para evitar os piores impactos das mudanças climáticas, reforçando a colaboração internacional. O Acordo de Paris foi adotado em 2015 durante a COP21, em Paris, e pede que os países se comprometam a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa por meio de planos chamados NDCs. Além disso, o acordo também foca em ajudar os países a se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas, financiar ações para diminuir os efeitos e apoiar a transição para uma economia de baixo carbono. 

Centro de conferências em Baku, no Azerbaijão, onde é realizado a COP29

Ao participar dos debates na COP29 em Baku, no Azerbaijão, a CONAFER reafirma o compromisso que tem com a preservação ambiental, destacando a importância da agropecuária sustentável e do uso responsável dos recursos naturais. A entidade promove, de forma permanente, práticas que conciliam a produção agrícola com a conservação da biodiversidade. Além disso, a entidade busca ampliar a conscientização sobre o papel fundamental dos produtores rurais e dos povos indígenas na redução dos impactos das mudanças climáticas.

Compartilhe via: